Nessa página iremos explicar, através de perguntas e respostas, tudo de mais importante sobre Marketing Digital, baseado na nossa experiência de mais de 16 anos de mercado e nas dúvidas de nossos clientes e leitores do nosso blog.
Perguntas:
O que é Marketing Digital?
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O que são Ferramentas de Marketing Digital, Conteúdo e Anúncios Online?
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Como Fazer Marketing Digital?
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O que é Persona e Como Criar?
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Qual a Diferença entre Site e Blog?
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O que é Domínio e Como Registrar?
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Quanto Custa um Domínio?
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O que é uma Hospedagem de Site?
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Quanto Custa Hospedar um Site?
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O que é e Quanto Custa um Servidor Dedicado?
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O que é e Quanto Custa uma Manutenção de Site?
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O que é Inbound Marketing?
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O que é SEO?
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Em breve, mais perguntas.
Respostas:
O que é Marketing Digital?
Marketing Digital é um tipo de estratégia de marketing baseada em ações digitais para atrair o usuário através da internet, utilizando ferramentas, conteúdo e anúncios online.
O que são Ferramentas de Marketing Digital, Conteúdo e Anúncios Online?
Como ferramentas de marketing digital, podemos citar os sites, redes sociais, mecanismos de buscas, softwares de gerenciamento de leads, automação, landing pages, e-mail marketing e similares. Já o conteúdo, é tudo que é produzido e postado na internet, como artigo de blogs, vídeos, postagem nas redes sociais, informações de contato, cupons de desconto, etc. Por fim, anúncios online (patrocinados) são mídias pagas para algum veículo que atua na internet, como o Google, Facebook, Instagram, Banners em Portais, Blogs, Aplicativos, etc.
Como Fazer Marketing Digital?
Para fazer Marketing Digital com qualidade é preciso unir as Ferramentas, Conteúdos e Anúncios Online com planejamento e objetivos claros. O básico de qualquer negócio é possuir um Site e Perfis nas Redes Sociais que a sua Persona consome conteúdo.
Nesse artigo ensinamos como criar um site e nesse outro justificamos a importância de ter um site.
Contudo, apenas criar um site e os perfis nas redes sociais não basta, sendo necessário trabalhar o conteúdo nessas ferramentas, como as informações institucionais do negócio, artigos de blog no site sendo atualizados com constância, postagem nas redes sociais com qualidade e conteúdos ricos.
Por fim, os anúncios online te darão visibilidade na internet e, com uma boa estratégia digital, você pode ter resultados expressivos para o seu negócio. Nesse artigo, explicamos como montar uma estratégia de marketing digital.
Persona – O que é e Como Criar?
Persona é um público-alvo mais segmentado. Diferentemente desse último, persona tem um perfil de cliente ideal para o seu negócio. Geralmente, os anúncios online devem ser bem segmentados para serem exibidos ao máximo possível para as Personas do negócio.
Exemplo: Uma empresa chamada “Sono Bom” vende Colchões que fazem massagens e possui um público-alvo de renda elevada, entre 45 e 60 anos e mais caseiro. Já a persona dessa empresa, podemos chamá-lo de Marcos, ele ganha R$ 12.000 reais mensais, é do sexo masculino, tem entre 45 anos, mora em Natal/RN, gosta de ficar muito em casa e de pedir muito delivery e sonha passar metade do dia deitado na cama sem sentir dores.
A persona descrita acima corresponde ao perfil de 80% dos compradores da empresa “Sono Bom”.
Nesse artigo, ensinamos como criar uma persona.
ICP – Ideal Customer Profile
Temos também o conceito de ICP (Ideal Customer Profile). Este vai além da Persona e corresponde a mais perfeita descrição de cliente, aquele que muito dificilmente irá ficar descontente com o produto ou serviço, pois além de ter as característica da Persona, vê muito mais valor, necessidade e está muito decidido que é aquilo que quer e no que depender dele fará tudo para que a compra seja um sucesso, desde em seguir as recomendações, até usar muito o produto ou participar ativamente do projeto.
Qual a Diferença Entre Site e Blog?
Um site é algo mais completo, com links falando sobre a empresa, os serviços, produtos, localização, dados de contato, etc. Já um blog, é um tipo de página de notícias ou que trata de determinada área do conhecimento. Nada impede que um Site tenha um Blog entre as suas opções de navegação.
Um exemplo disso é o próprio site de nossa Agência PHD Virtual Marketing Digital. Ele é um site sobre a agência, que fala de sua história, mostra seus clientes, serviços, etc e, além disso, possui um blog com vários artigos falando sobre Marketing Digital.
Já um exemplo de blog puro, podemos citar o Versátil News, Liege Barbalho e o Blog do BG.
Tanto para ter um Site ou Blog, você precisa antes ter um Domínio.
Domínio – O Que é e Como Registrar?
Um domínio é o seu nome e endereço na internet. É o que as pessoas devem digitar no navegador para ter acesso à sua página eletrônica.
O domínio do site de nossa agência é phdvirtual.com.br.
Para registrar um domínio, é preciso acessar um site de serviço de registros de domínios. A entidade responsável pelo registro dos domínios brasileiros é o registro.br, com várias opções de terminações, como o .com.br (empresarial), .org.br (organizações sem fins lucrativos), .adv.br (advogados), .med.br (médicos), etc.
Não há obrigação de seguir essas regras de terminações, sendo que algumas terminações é preciso comprovar a relação da entidade com a finalidade da terminação, como é o caso de .org.br. Nesse link, você pode pesquisar se um domínio nacional está disponível para registro, basta acessar whois.registro.br.
Contudo, você pode também registrar domínios internacionais, com terminações como a .com, .net, etc. Nesses casos, existem vários sites internacionais que fazem esses registros, alguns brasileiros e outros de fora mesmo.
Quanto Custa Registrar um Domínio?
O valor de um domínio varia de acordo com a terminação. O mais tradicional, o .com.br, está custando hoje R$ 40,00 por 1 ano, podendo ser comprado por 2 anos pelo valor R$ 76,00, e com mais desconto se o período for mais longo.
Já os internacionais, são cotados em dólar, euro ou em real já com a conversão, e os preços variam de acordo com os sites que comercializam os domínios, custando geralmente entre 6 a 15 Dólares por ano, tendo alguns mais caros e personalizados.
Nesse artigo, tem o passo a passo de como registrar um domínio ou pesquisar se ele está disponível.
O Que é uma Hospedagem de Site?
Hospedagem de site é um servidor que mantém o site no ar. Ele só pode ser acessado se possuir uma hospedagem com as configurações apropriadas para o tipo do site desenvolvido, como a linguagem de programação, tipo de banco de dados, recursos mínimos da máquina de servidor, etc.
Além disso, a hospedagem do site também inclui o sediamento dos e-mails do domínio, ou seja, ao hospedar um domínio em um servidor, tanto o site quanto os e-mails desse domínio.com.br irão rodar nesse servidor. É por isso que conseguimos acessar phdvirtual.com.br e enviar emails pelo [email protected], pois o domínio phdvirtual.com.br tem uma hospedagem.
Quanto Custa Hospedar um Site?
O custo de hospedar um site depende do tipo do site e dos recursos. Se for um site que precise de menos perfomance, mas que aguente um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) moderno, com certificado de segurança SSL (site seguro), integração com o Webmail do gmail.com (melhor webmail do mercado) e suporte de qualidade, vai variar entre R$ 100 a R$ 200 mensais.
Porém, se o site precisa de performance e vai ter muito acesso, é recomendado um servidor dedicado.
O Que É e Quanto Custa um Servidor Dedicado?
Um servidor dedicado é um servidor que hospeda apenas um domínio. Diferente da hospedagem de site tradicional, que em um mesmo servidor hospeda vários domínios, o servidor dedicado fornece melhor perfomance para o site pois é dedicado a apenas um único domínio.
O valor de um servidor dedicado custa R$ 100 a mais do que um servidor comum, ficando na faixa entre R$ 200 a R$ 250 mensais. Contudo, a depender da quantidade de demanda e tráfego, esse valor pode subir muito. Imagine quanto custaria o serviço de servidor de um instagram ou facebook? Mas, tratando das empresas e e-commerces mais comuns, os valores aqui mencionados suprem as necessidades.
O Que é e Quanto Custa uma Manutenção de Site?
Manutenção de site é um serviço que visa dar suporte ao site que está no ar. Geralmente, esse serviço é uma união da hospedagem do site com o suporte ao site. Enquanto a hospedagem do site é o servidor que o mantém no ar, o suporte trata de questões técnicas do site, como o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), suas atualizações de versões ou alterações no site que não possam ser feitas pelo cliente.
Além disso, o suporte também trata questões de segurança e de conteúdo, como a remoção de vírus ou adição de conteúdo ao site quando de forma pontual, salvo quando foi contratado também um serviço de atualização e produção de conteúdo, que também podemos classificar como uma manutenção.
Não inclui em manutenção de site uma alteração de layout ou confecção de outro site, sendo esses serviços cotados de forma avulsa.
Quanto Custa uma Manutenção de Site?
Uma boa hospedagem de site (mantê-lo no ar) básico custa entre R$ 100 a R$ 200 mensais. Já a completa, incluindo também um suporte do site, custa na faixa de R$ 300 a R$ 800 mensais. Os valores dependem do que irá incluir na manutenção e se tem gestão de conteúdo no serviço. Os valores podem aumentar a depender do projeto, mas esse é um valor básico padrão de agências.
O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital envolvendo Marketing de Conteúdo, Ads, Automação, E-mail Marketing e uma Jornada de Compra, com um Funil de Marketing e outro Funil de Vendas.
Primeiramente, é trabalhado o Funil de Marketing, como no exemplo: o lead é atraído pelo conteúdo da empresa (topo de funil – Tofu), através de uma conversão de inscrição, como uma landing page para baixar um ebook, por exemplo. Depois, esse lead é nutrido com uma sequência de conteúdos estrategicamente planejada e baseada no seu perfil e comportamentos (meio de funil – Mofu). Por fim, há a marcação de oportunidade quando ele chega no Fundo do Funil (Base do Funil – Bofu), iniciando assim o Funil de Venda no CRM com objetivo de realizar, finalmente, a venda.
O que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization) são técnicas de otimização de sites em mecanismos de buscas, principalmente no Google, visando melhorar a indexação e o rankeamento na posição do site nas buscas orgânicas (gratuitas) pelas palavras-chave desejadas.
Esses motores de buscas levam em consideração centenas de fatores, com pesos diferentes entre eles, para classificar as páginas nas posições apresentadas, e o trabalho de SEO tem o objetivo de facilitar que isso ocorra.
O algoritmo do Google sofre mudanças constantes para definir esse rankeamento e é necessário está atualizado sobre isso para colocar em prática essas técnicas que fazem toda a diferença no resultado das buscas orgânicas.
Contudo, trabalhar o conteúdo no site é essencial para que o trabalho seja completo, pois o algoritmo sempre está evoluindo para entregar a melhor experiência possível ao usuário, evitando que páginas artificialmente rankeadas e com baixo valor em seu conteúdo fiquem nas primeiras posições.
Nesse artigo de nosso blog, explicamos algumas dessas técnicas de SEO.