Se você já trabalha com marketing digital, com certeza já ouviu falar sobre UTM. Se não trabalha e faz campanhas online e não sabe do que isso se trata, você está no lugar certo para aprender esse importante recurso. Mas afinal, o que é UTM e qual a sua importância na origem do lead? Neste artigo, vamos explicar o que é UTM, como fazer um link utilizando UTM, onde usar esses links e como o RD Station pode ser importante para saber a origem do Lead. Acompanhe!
1. O que é UTM?
2. Como fazer um link utilizando UTM?
2.1 Exemplo de URL personalizada com 3 parâmetros UTM seria:
3. Onde usar esses links com UTM
4. Como o RD Station pode ser importante para saber a origem do Lead
5. Conclusão
UTM é a sigla para o termo em inglês “Urchin Tracking Module”, que traduzido para o português significa “Módulo de Rastreamento de Urchin”. É uma ferramenta de rastreamento de URLs desenvolvida pela Google e que é utilizada para acompanhar o tráfego de visitas em seu site.
O UTM permite que você saiba de onde os visitantes vieram, quais campanhas geraram mais tráfego, quais fontes geraram mais leads e muito mais.
Para fazer um link utilizando UTM, você precisa criar uma URL personalizada com parâmetros específicos. Os parâmetros UTM são cinco:
Cada um deles é responsável por identificar uma informação específica da campanha que está sendo divulgada.
https://www.phdvirtual.com.br/contato/?utm_source=blog&utm_medium=cpc&utm_campaign=artigo_utm
Neste exemplo, utilizando sempre ? antes de iniciar um parâmetro, a origem do tráfego é o blog, o meio utilizado é o CPC, a campanha é relacionada o artigo_utm. Assim, se alguém clicar nesse link e preencher o formulário de contato do nosso site, iremos saber que ele chegou no link de contato através deste artigo de blog.
Os links com UTM podem ser utilizados em diversas situações, como em campanhas de email marketing, anúncios pagos no Google Ads, anúncios no Facebook e Instagram Ads, entre outros. Ao utilizar esses links personalizados, você consegue rastrear as origens do tráfego e identificar quais campanhas geram mais leads e conversões.
O RD Station é uma plataforma de automação de marketing que pode ser utilizada para integrar os parâmetros UTM às suas campanhas. Com a integração do RD Station é possível saber exatamente de onde vieram os leads e quais campanhas foram responsáveis por gerá-los, sendo essencial para que você possa identificar as campanhas mais eficientes e investir mais nelas. Além disso, com o RD tudo fica armazenado na Base de Leads contendo todos os dados da conversão, além do histórico do lead na base.
Utilizando UTM links e o RD Station, você pode utilizar um mesmo site ou landing page e enviar tráfego para ele de vários canais, públicos e anúncios diferentes e saber qual foi o anúncio específico que o lead converteu. Veja que estamos sabendo além do canal que foi anunciado, qual foi o anúncio específico (mesmo utilizando um mesmo canal e vários anúncios separados, basta que cada anúncio tenha seus UTMs personalizados que levam para o mesmo local).
A utilização dos parâmetros UTM em suas campanhas de marketing digital é fundamental para que você possa identificar as origens dos leads e entender quais campanhas estão gerando mais conversões e, também, a sua qualidade, pois você saberá quais leads compraram ou não. Com a integração do RD Station, você pode otimizar ainda mais as suas campanhas e aumentar o seu retorno do investimento (ROI).
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