Alguns podem olhar essas datas com um pouco de descrença de que podem ser oportunidades para vendas a serem aproveitadas. Porém, você vai encontrar aqui algumas ideias de como não perder essa onda de final do ano.
Isso porque Black Friday, cujo ponto alto recai sempre na última semana de novembro, este ano terá um aditivo: o Campeonato Mundial de Futebol, ou seja a Copa.
Como sabemos, o tema por si só já é uma engrenagem que movimenta o consumo, imagine a combinação preços atrativo mais paixão pelo futebol?
Pois é, teremos um novembro especial que será uma grande chance para as empresas se empenharem e conseguirem ótimos resultados.
Índice
2. Copa do Mundo: o mundo vai parar?
3. Encontre a oportunidade ou faça ela surgir
3.1 E como ficam as vendas?
4. Conclusão
Black Friday é uma furada?
É verdade que aqui no Brasil esse período de vendas da Black Friday não tem sido visto com bons olhos. No entanto, ainda é uma janela de oportunidades para as pessoas adquirirem produtos ou serviços com 50, 60 ou até 70% de desconto.
Se entre os consumidores o que se houve é o jargão “Black Friday é tudo pela metade do dobro”, comece tentando combater essa percepção.
Portanto o desafio já começa por aí. Porém, para aproveitar esse período de vendas você pode criar algumas ações com alguns meses de antecedência como:
- pré-inscrições para uma oferta especial;
- nutrição com conteúdos por e-mail marketing abordando o assunto e preparando a base;
- criação de conteúdos nas redes sociais;
- “congelamento” dos aumentos e ofertas próximas à data.
Você ainda pode aproveitar esse período usando a criatividade de um time de Marketing e investindo em anúncios em diferentes plataformas.
Outro ponto que não pode ser deixado de lado é a qualidade do atendimento. É importante praticar o bom atendimento antes e após as vendas. Além disso, mantenha a estratégia de marketing digital em todos os canais digitais da empresa, afinal eles acabam se tornando também canais de atendimento ao consumidor.
Copa do Mundo: o mundo vai parar?
Para responder essa pergunta talvez você deveria se perguntar: minha empresa vai parar? Ou então, meus concorrentes vão parar?
Agir nesse momento é, principalmente, olhar para o seu público e os seus concorrentes. Grandes empresas e empresários sempre estão de olho no mercado e buscando estar à frente nas ações.
Pense de repente em fazer parcerias com os milhares de Influencers que estão surgindo.
Se você vende Produtos, veja a possibilidade de personalizar com as cores do Brasil.
Ou se você vende Serviços, use o tema da copa para se divulgar, até mesmo utilizando termos usados para o futebol em alguma oferta.
Encontre a oportunidade ou faça ela surgir
Com tantos acontecimentos no final deste ano parece que ao chegar o último mês não vai ter mais espaço. Então, você pode pensar: “Melhor pensar no próximo ano logo”.
De certa forma, esse é um bom pensamento. Mas não dá para desperdiçar esse momento de colocar em prática ações que conectam sua empresa com o público.
E como ficam as vendas?
Bom, você já passou o ano inteiro fazendo diversas ações e ofertas. Não é mesmo?
E o que muitas empresas acabam negligenciando durante o dia a dia é: “Captei vários leads, alguns compraram. E o que eu faço agora?”
Sim, esse pode ser um bom momento para você olhar para o que captou e fazer uma ação com a sua Base Quente de leads. São eles:
- seguidores nas redes sociais;
- base de e-mail marketing;
- contatos no WhatsApp para disparo;
- visitantes do site;
- pessoas que engajaram com a sua empresa em algum momento;
- leads que ficaram parados e esquecidos no Follow Up do seu CRM.
Fazendo essas ações internas você poderá reduzir os custos criando ações e ofertas, talvez até queimando seu estoque para o próximo ano, se você tiver um.
Conclusão
Aproveite as oportunidades para vendas, ou então: faça elas surgirem!
Reúna sua equipe de Marketing e “mãos à obra”.