O problema era que a marca precisava ganhar escala no digital e conquistar novos clientes pelo Brasil, pois a empresa possuía margem para crescer e necessitava de uma boa presença digital. Era preciso saber por onde começar e quem seria a agência com expertise para que o projeto fosse bem sucedido.
A empresa tentou sem muito sucesso o seu primeiro E-Commerce, mas a plataforma não ajudava e era muito limitada e sem as melhores práticas de lojas virtuais.
Além disso, a empresa não investia em tráfego pago profissional, deixando de ter acessos qualificados e, consequentemente, boas vendas de novos clientes.
Não existia uma ferramenta de comunicação com os clientes e metrificação de resultados.
Outro problema grave era não possuir uma jornada de compra bem definida e produção de conteúdos ricos.
Aumento da Base de Leads em 537%
Aumento das Vendas Pelo Site em 53%
ROAS (retorno sobre os anúncios) de 1.500% (15x)
Aumento de 94% dos Acessos Orgânicos pelo Google
Aumento de 490% nas Palavras-Chave indexadas no Google
Aumento da Força da Marca (branding) em 41% via busca pelo nome da empresa
Site – https://www.missaacessorios.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/miss.aacessorios/
Segmento – Bijuterias e Semijoias – E-Commerce
Localização – São Paulo/SP
Vendas – Brasil
3. Resultados
3.1 Crescimento de acessos ao site, base de leads e vendas online
3.2 Tráfego Pago e ROAS (Retorno Sobre os Anúncios)
3.3 Crescimento no Google Orgânico (SEO) e Força da Marca (Branding)
3.4 Aumento da Base de Leads em 537% e do Índice de Recompra
4. E você? Será nosso próximo case? Preencha o formulário abaixo para saber mais.
A Miss A Acessórios é uma empresa do segmento de bijuterias e semijoias com foco no atacado, mas que também possui clientes no varejo.
Após seu crescimento inicial no mercado, chegou a hora de embarcar em um projeto de Marketing Digital mais robusto e profissional.
O problema era que a marca precisava ganhar escala no digital e conquistar novos clientes pelo Brasil, pois a empresa possuía margem para crescer e necessitava de uma boa presença digital. Era preciso saber por onde começar e quem seria a agência com expertise para que o projeto fosse bem sucedido.
A empresa tentou sem muito sucesso o seu primeiro E-Commerce, mas a plataforma não ajudava e era muito limitada e sem as melhores práticas de lojas virtuais.
Além disso, a empresa não investia em tráfego pago profissional, deixando de ter acessos qualificados e, consequentemente, boas vendas de novos clientes.
Não existia uma ferramenta de comunicação com os clientes e metrificação de resultados. Utilizavam mais o instagram organicamente e o WhatsApp Business. Com a queda do alcance orgânico das redes sociais e as limitações do WhatsApp business, a empresa estava atrasada das novas tendências nessas ferramentas.
Outro problema grave era não possuir uma jornada de compra bem definida e produção de conteúdos ricos, para engajar e passar autoridade da marca para os clientes que não estavam prontos para comprar.
Diante desse cenário, a agência Spice, parceira PHD Virtual, produziu um novo E-Commerce, com as melhores práticas de navegação, com versão mobile para celulares e dispositivos móveis, rápido carregamento, integração com o ERP da loja e com otimizações de carrinho abandonado, produtos em destaque e um layout profissional.
Além disso, de nada adiantaria uma boa plataforma e E-commerce prontinha para vender, se não houvessem acessos qualificados na loja virtual. Assim, foi planejado um orçamento mensal de tráfego pago (anúncios on-line) com estratégias de novos públicos e também interação com quem já conhecia a marca (Remarketing). Anúncios acertivos foram feitos pelos nossos PHDs em tráfego pago , como Google Rede de Pesquisa, Google Display, Google Shopping e Facebook e Instagram Ads.
Mas tráfego pago não é tudo! Isso mesmo, para não ficarmos 100% dependente de anúncios on-line, iniciamos um projeto de blog com serviço de SEO (otimização para Google Orgânico), tendo como objetivo boas indexações em termos de busca relacionados aos produtos que o cliente vende.
Para fechar o escopo de sucesso de inbound marketing, definimos pelo uso da RD Station, ferramenta de gestão de Leads (contatos e clientes), com recursos de disparos de E-mail Marketing, nutrição de leads com conteúdos ricos do blog, automação e também ferramenta de WhatsApp com API Oficial, possibilitando assim analisar quais os melhores canais de captação de clientes, calcular melhor o retorno sobre o investimento (ROI) e tirar o máximo do WhatsApp com recursos avançados.
Após alguns meses de trabalho, os números deram o ar da graça de aparecer e foram muito positivos, que em resumo foram:
Agora vamos detalhar mais este super case PHD!
Os acessos ao site, que já eram bons, cresceram 20%, além do aumento da base de leads e compras on-line no site, que deram um salto de quase 537% e 53%, respectivamente.
O trabalho em conjunto de boas ferramentas e e-commerce, com tráfego pago, conteúdos, fluxos de nutrição e google orgânico, trouxeram esses números expressivos ao projeto. Agora a empresa é nacionalmente conhecida, captando novos clientes todos os dias e ampliou sua atuação e equipe para poder dar conta da demanda, que além do aumento nas vendas online no site, ainda cresceu a demanda no WhatsApp e índice de recompra da base de clientes.
Por falar em WhatsApp, o uso da API Oficial pela Miss A Acessórios, possibilitou uso de recursos avançados, como disparos ativos de carrinho abandonado, bots automatizados captando, qualificando e nutrindo leads com catálagos virtuais, informativos de novidades e promoções. Imagine um negócio que na mesma hora que o cliente fala com a empresa, já salva os dados dele na sua base, dentro da LGPD e das políticas do WhatsApp e da empresa Meta (Antiga Facebook, proprietária do WhatsApp).
Com Campanhas em Google Ads e Facebook/Instagram Ads, a Miss A Acessórios decolou nas vendas online e captação de Leads pelo WhatsApp. Veja apenas uma pequena amostra de um determinado período de tempo, em que obtivemos um ROAS (Retorno Sobre os Anúncios) de mais de 15x (1.500%) em relação ao valor investido só nesse período em específico:
Com aproximadamente R$ 6.000 em verba de Ads, conseguimos gerar 618 compras, 3.687 carrinhos (dos quais 618 compraram online e o restante as automações e equipe de vendas entraram em campo para garantir mais vendas), além de 1.846 finalizações de compra (que chegaram mais perto de pagar, sendo que 618 pagaram) e 634 leads de whatsapp, que geraram mais vendas por lá.
Nesse exemplo de um período em específico de campanhas do Facebook e Instagram Ads, foram gerados mais de 2.000 contatos pelo WhatsApp, na qual o cliente tem taxas excelentes de conversões em vendas, além do alcance de mais de meio milhão de pessoas.
Apesar de poucos meses de projeto, houve um excelente crescimento nos resultados do Google Orgânico por causa do serviço de SEO e a força da marca (Branding). Vamos analisar os números com base na principal ferramenta do mercado, a SemRush.
Foram conquistas excelentes indexações orgânicas, tanto de termos de Topo e Meio de Funil (Quando não está buscando efetivamente pelo produto ou serviço, mas sim um assunto informativo ou dúvida sobre o segmento), como de Fundo de Funil (busca pelo produto em si).
Com as estratégias Digitais bem planejadas e executadas, a base de leads subiu 537% em relação a base do início do projeto, pois todo contato que chamava no WhatsApp, abandonava o carrinho no site ou se inscrevia na Newletter, cai em uma base organizada da RD Station, que com o aceite no envio de comunicações, seguindo assim as normas da LGPD, o contato começa a receber nutrição por email de conteúdos ricos de forma automatizada e também ofertas especiais, além de disparos estratégicos pelo WhatsApp.
Com isso, a jornada de compra do cliente passa a acontecer, mesmo que ele não compre em um primeiro momento, muitos acabam voltando ao site ou WhatsApp e comprando depois. Isso se deve aos fluxos de nutrição automatizados, aumentando o engajamento dos contatos com a marca, estreitando o relacionamento e retirando intermediários na comunicação entre cliente e empresa, aumentando também a taxa de recompra. Afinal, quem não é visto, não é lembrado!