O Google Shopping é uma das melhores ferramentas para trabalhar venda de produtos online com E-Commerce. Entender como ele funciona e como anunciar nele, é de extrema importância para o sucesso da sua loja online. Vamos entender agora tudo sobre o queridinho das lojas virtuais.
1. O que é e Como Funciona o Google Shopping?
1.1 Para aparecer no Google Shopping Tem que Anunciar ou Existe a Opção Sem Pagar Gratuito?
2. Como Anunciar no Google Shopping?
2.1 Conferir as atualizações do Google: por que é importante?
2.2 Criando uma conta no Google Merchant Center
2.3 Criando uma Campanha no Google Shopping pelo Google Ads
2.4 Case de Sucesso Utilizando Google Shopping
2.5 Quer virar Case no Google Shopping? Faça uma Cotação Conosco
3. Conclusão
O Google Shopping é uma ferramenta do Google que indexa e apresenta produtos em lojas virtuais nos resultados das buscas do Google. Basta buscar por um determinado produto e provavelmente irão aparecer algumas opções com fotos e preços. Veja o exemplo abaixo nos resultados de busca por Sapato Masculino.
Veja que não fomos tão específicos nessa busca, mas ele apresenta diversos anúncios online com modelos e preços distintos. Contudo, se fizermos uma busca mais específica, o resultado das buscas será também específica e apresentará produtos mais próximos do que eu estou procurando, veja abaixo.
Repare que agora fomos específicos e procuramos por Sapato Mocassim Ricardo Almeida, mencionando modelo e marca. Os primeiros resultados são exatamente do que procurei e, em seguida, ele apresenta outros mocassins de marcas semelhantes, ou seja, de outras marcas de mesmo perfil, como a da Richards, que é outra marca de luxo que vende sapato mocassim.
Veja que o Google Shopping funciona como uma verdadeira vitrine personalizada da sua busca, tentando lhe apresentar primeiro exatamente o que você buscou e depois outras opções. Para isso funcionar, o seu E-Commerce precisa catalogar os produtos corretamente, tanto no título como nos demais campos de cadastro (categorias, texto descritivo, marca, etc), pois é dessa maneira que o Google pega a informação e apresenta no resultado da busca.
A forma de maior destaque é anunciando, criando uma campanha no Google Ads. Contudo, se você utilizar o Google Merchant Center e não anunciar, você pode sim ter seus produtos exibidos no Google Shopping sem custo de forma gratuita, apesar de sem destaque. Mais abaixo você vai ver Como criar uma conta no Google Merchant Center.
Veja acima que aparecem os ads e embaixo os orgânicos gratuitos. Na página principal só aparecem os anúncios, conforme constam nas imagens acima desta última, mas ao clicar na aba Shopping, aparecem primeiro os anúncios e embaixo os gratuitos. Repare que também existe um filtro de preços, cores e marcas semelhantes.
Outro detalhe muito importante é que para poder ter alguma chance no Google Shopping gratuito, é preciso ter um bom trabalho de SEO em seu E-Commerce, pois o site deve estar bem otimizado para as buscas do Google. Confira em nosso artigo de Técnicas de SEO e veja como deixá-lo preparado para as indexações orgânicas do Google.
A melhor forma de aparecer nos resultados da busca do Google Shopping é anunciando. Veja abaixo o que você precisa fazer para anunciar no Google Shopping:
Como sabemos, o Google faz atualizações com frequência e isso impacta nos resultados das buscas feitas pelas pessoas. Por isso, é muito importante conhecer as atualizações e adotar as melhores práticas para que seu produto tenha visibilidade.
Se você não tem tempo para ficar de olho nas mundanças, é importante contar com uma agência de marketing digital que faça isso, como fazemos na PHD Virtual, agência Google Partners certificada.
Recentemente, uma mudança drástica que já está impactando o ranqueamento tem relação com a avaliação dos produtos nas páginas: produtos com avaliações detalhadas e abrangentes terão mais relevância.
Isso significa que páginas com avalições superficiais dos produtos serão consideradas menos valiosas.
Mudanças como essa reorganizam a visibilidade dos produtos e podem fazer diferença nas vendas online do seu negócio.
Para criar uma conta no Google Merchant Center no Brasil, você deve acessar https://www.google.com/intl/pt_br/retail/solutions/merchant-center/ e seguir os passos dos vídeos abaixo.
Após ter a conta no Google Merchant Center aprovada e os produtos funcionando no Feed de dados, como foi ensinado nos vídeos acima, temos que criar uma Campanha no Google Ads do Google Shopping. Confira os passos:
3. Selecione o objetivo Vendas;
4. Calibre as metas;
5. Escolha a Opção do tipo de campanha Shopping;
6. Pronto, irá aparecer o Google Merchant Center vinculado ao seu Google Ads e pode concluir.
Lembrando que você deve configurar o público ao qual os anúncios devem aparecer. Ou então escolher a opção Shopping Inteligente e deixar o Google fazer isso por conta própria.
Temos vários Cases de Sucesso de Google Shopping em nossa agência. Abaixo compartilhamos um em que conseguimos várias conversões, seja de Compras com checkout, finalização de compra, leads de WhatsApp ou abandono de carrinho, gerando demanda para o time comercial entrar em campo.
Veja abaixo a campanha de Google Shopping com um excelente retorno.
É muito importante configurar muito bem as conversões, utilizando Google Tag Manager e o link de Conversões do Google Ads, com gatilhos específicos de cada ação. Veja abaixo as conversões destrinchadas:
Resumo do case: com aproximadamente R$ 6.000 em verba de Ads, conseguimos gerar 618 compras, 3.687 carrinhos (dos quais 618 compraram online e o restante as automações e equipe de vendas entraram em campo para garantir mais vendas), além de 1.846 finalizações de compra (que chegaram mais perto de pagar, sendo que 618 pagaram) e 634 leads de whatsapp, que geraram mais vendas por lá.
Como o ticket médio deste cliente é de cerca de R$ 150 reais, foi gerado mais de R$ 92.700 só de compras online, fora as geradas fora do site, como whatsapp e ligação. Um ROAS (retorno sobre os anúncios) de mais de 15x, ou 15.000%.
Estar presente no Google Shopping, anunciando ou não, é uma obrigação para todo E-Commerce que vende produtos. Essa ferramenta aproxima compradores de vendedores online e tem uma capacidade de gerar um retorno altíssimo, conforme visto no case acima da nossa agência.
Não esqueça de configurar as conversões e otimizar os anúncios com base nelas. Caso tenha dificuldade técnica, procure uma agência especialista em Google Ads, como a PHD Virtual, que é uma agência Google Partners certificada e com cases comprovados.
Fico por aqui e espero ter ajudado.