Fazer Marketing Médico nos dias atuais é uma tarefa complexa. Primeiro que toda a busca por profissionais e dúvidas dos pacientes hoje são feitas em sua grande maioria Online e é necessário muito conhecimento e tempo para executar bem feito esta estratégia de marketing digital médico, sempre respeitando os limites legais e a LGPD.
1. Como Fazer Marketing Digital Médico?
1.1 Redes Sociais para Médicos
2. Identidade Visual para Médicos
3. Site e Blog para Médicos
3.1 Como o Médico pode Ter Tráfego Orgânico (Busca Gratuita) no Google via Serviço de SEO
5. Inbound Marketing para Médicos
6. Limitações no Marketing Médico
7. Conclusão
Fazer Marketing Digital Médico passa por uma boa presença digital em todos os canais que o tipo de paciente utiliza e pesquisa. Hoje em dia, em sua grande maioria, temos as Redes Sociais e o Google como principais canais para que o médico seja encontrado pelo tipo de paciente que busca ajuda.
Hoje, a principal rede social para os médicos que desejam pacientes com plano de saúde ou que possam pagar uma consulta particular é o Instagram. Então, lá os médicos precisam ter um perfil profissional com postagens sobre conteúdos ricos da área que eles atuam, demonstrando através desses conteúdos o seu nível de conhecimento e ajudando gratuitamente pacientes e curiosos sobre as áreas que dominam.
O Alcance orgânico das Redes Sociais caem todos os anos e você precisa trabalhar tráfego pago (anúncios patrocinados) em seu perfil, tanto para atrair novos seguidores, interessados e aumentar a sua audiência, como também para a sua própria base de engajamento, que chamamos de Remarketing, que são todos que interagiram nas redes sociais ou acessaram seu site, por exemplo.
Os conteúdos patrocinados devem ser bem segmentados para o tipo de Persona que você deseja atrair e com objetivos variados, tais como:
Este tipo de tráfego é recomendado que seja feito por um profissional chamado de “Gestor de Tráfego“, isso porque requer muito tempo e conhecimento técnico para fazer bem feito, pois envolvem muitos recursos avançados e não basta apertar o botão “impulsionar” do aplicativo para conseguir resultados.
Por falar nesse botão de “impulsionar”, você deve ficar longe dele, pois raramente traz algum resultado positivo. O fato é que os recursos são limitados e você não consegue fazer segmentações mais assertivas, como de remarketing, lookalike e pela renda do usuário.
É interessante o médico, ou a clínica, investirem em uma boa identidade visual, com uma logomarca bem trabalhada, uma rede social dentro dos padrões das melhores práticas no segmento, com um avatar de boa qualidade no perfil, chamadas para os destaques, enfim, ter um site bonito e moderno.
É preciso também ter atenção com as fotos do consultório e do próprio profissional, para que sejam bem apresentáveis e estejam em harmonia com um layout atrativo.
Outro ponto importante é disponibilizar para seu público e-books e material impresso de qualidade, timbrados, como bloco de receitas, cartões de visita e pastas.
Para isso, busque agências com portfólio no segmento e que apresente a você materiais de qualidade que já fizeram. Apesar da identidade visual do médico ou da clínica não ser tudo o que importa para gerar resultados no seu marketing médico, ela é primordial para causar uma boa primeira impressão aos usuários que acessam o seu perfil, site ou e-book.
Outras duas (2) ferramentas que não podem faltar para o marketing digital médico é um bom site e blog, com bastante conteúdo rico, pois é por meios do site e do blog que o médico conseguirá trabalhar bem o Google, tanto para o tráfego orgânico via serviço de SEO (buscas gratuitas), quanto para anúncios pagos (Google Ads).
É pelo maior buscador do mundo, o Google, que a maioria dos futuros pacientes conhecem o seu futuro médico, pois existe um grande volume de buscas diárias sobre sintomas, doenças e, também, pelas especialidades.
Tanto nas buscas de dúvidas dos pacientes, quanto nas buscas pelas especialidades, é que o médico deve aparecer, pelo menos na região geográfica e para o perfil de paciente que o médico está quer alcançar.
A maioria dos pacientes não buscam no Google apenas o nome da especialidade do médico, que chamamos de fundo de funil (alguém que busca o serviço em si, para consumir e ser atendido), mas sim sobre as dúvidas que elas têm a respeito dos problemas e dores que ela sente. Explico:
Veja abaixo o volume de buscas mensais no Google pelo termo Psiquiatra ou Psiquiatra em São Paulo. Fonte: Semrush.com
Repare que o termo Psiquiatra (buscado em todo o Brasil) e a ordem dos resultados de Anúncios ou Orgânicos mudam de região para região, correspondem a cerca de 90.500 buscas, enquanto Psiquiatra em São Paulo, na faixa de 390.
Por mais que você some as variantes das buscas, elas não chegam aos pés do volume de buscas pelos problemas que os Psiquiatras tratam, como Depressão e Ansiedade, por exemplo.
Abaixo, veremos os números sobre as buscas pelos termos referentes aos problemas e dores que os pacientes buscam, que chamamos de buscas de Topo e Meio de Funil (dependendo dos termos usados). Fonte: Semrush.com
Veja que estes tipos de buscas de topo e meio de funil superam, e muito, as de fundo de funil mostradas anteriormente. As pessoas pesquisam primeiro, e em maior volume, sobre seus problemas, para só depois buscar sobre a solução para eles. Esta é a pirâmide de Chet Holmes, em que 90% dos potenciais clientes estão no topo e meio de funil, e não no fundo de funil, em que a concorrência pelos clientes procurando o serviço é maior e com menos demanda.
Logo, é importante que você tenha o primeiro contato com o futuro paciente esclarecendo suas dúvidas sobre um problema que ele, muitas vezes, não sabe que tem, ou como resolver. Em seguida, ele irá decidir com quem vai se consultar e você já estará muito mais na frente do que a concorrência, além de ligar vários gatilhos mentais importantes, como o da autoridade e reciprocidade.
Para trabalhar topo e meio de funil, você precisa produzir conteúdo, escrito e em vídeo, sobre as dúvidas dos pacientes, que podemos consultar em ferramentas como a semrush.com. E também você vai documentando quais as principais dúvidas dos pacientes tiradas no próprio consultório.
Com o tempo, você vai ter muito tráfego orgânico no Google e ficará menos dependente de indicações e anúncios pagos. Contudo, até lá, é ter um site com blog, ir produzindo conteúdo, otimizando com serviço de SEO e anunciando no Google Ads com palavras-chaves tanto de topo, como meio e fundo de funil, levando o clique para o destino que responde sobre a busca feita. Ou seja, se a busca foi sobre depressão, deverá levar o acesso para o artigo e o vídeo que você fez sobre depressão.
Não esqueça também que devem existir botões de conversões acessíveis, para caso o usuário queira marcar uma consulta: ele deve conseguir ver facilmente onde clicar para chamar sua equipe.
Apresento um Case de Marketing Médico de uma clínica cliente de nossa agência, em que ela mesmo com mais de 30 anos de mercado, conseguiu dobrar o número de consultas particulares, trabalhando apenas conteúdo com serviço de SEO. Clique aqui para ver o case.
O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital muito indicada para médicos, pois este marketing de atração tem o conteúdo como centro de sua operação. Além de ser o mais completo de todos, pois com ele o médico vai trabalhar Tráfego Pago, SEO e Jornada de Compra do paciente, qualificando os leads que entram na base e seu comportamento.
Além de tudo que falamos acima sobre Redes Sociais, Anúncios Online (Tráfego Pago), SEO, Site e Blog, ele vai além disso, pois através das ações de Marketing Digital e do uso de ferramentas como o RD Station, o médico vai gerar vários Leads (Cadastros) e fazer uma nutrição neles.
Nutrir leads (potenciais clientes que se cadastraram) significa enviar conteúdo por e-mail — devidamente autorizado por eles na hora do cadastro, como a LGPD exige —, fazendo com que o Lead percorra uma Jornada de Compra, até se convencer que aquele profissional entende bem do assunto e sentir segurança em agendar uma consulta ou procedimento com ele.
A nutrição dos leads é um tipo de relacionamento que você mantém com o seu público, não invasivo e consensual, em que você entrega conteúdos relevantes, que o ajudam com informações e orientações. Dessa forma, você cultiva credibilidade, confiança e segurança do seu potencial paciente.
Confira agora nosso artigo completo sobre Inbound Marketing e aprofunde-se mais no assunto.
Existem algumas limitações para trabalhar marketing médico, trazidas nos regulamentos do CRM (Conselho Regional de Medicina) e CFM (Conselho Federal de Medicina), além dos próprios conselhos das especialidades. Confira o Manual de Publicidade Médica do CFM.
É importante ler as regras de cada Conselho no que se diz respeito à propaganda e marketing. Geralmente, são vedados posts e ações que demonstrem caráter unicamente comercial, como: “Parcele seu tratamento sem juros no cartão de crédito” – “Promoção de Consulta, de X por Y” – “Veja o antes e depois desta paciente e imagine este resultado em você”.
Anúncios institucionais e de conteúdo são liberados. Isso mostra, mais uma vez, a importância do Marketing de Conteúdo nessa área, pois os princípios do Inbound Marketing não são vedados.
Já para a LGPD na área médica, existem dispositivos importantes a serem respeitados, tais como:
“… para a tutela da saúde, exclusivamente, em procedimento realizado por profissionais de saúde, serviços de saúde ou autoridade sanitária;” (LGPD 13709/2018, Art 7º, inciso VIII)
“…É vedada a comunicação ou o uso compartilhado entre controladores de dados pessoais sensíveis referentes à saúde com objetivo de obter vantagem econômica, exceto nas hipóteses relativas à prestação de serviços de saúde, de assistência farmacêutica e de assistência à saúde, desde que observado o § 5º deste artigo, incluídos os serviços auxiliares de diagnose e terapia, em benefício dos interesses dos titulares de dados, e para permitir:” (LGPD 13709/2018, Art. 11, parágrafo 4).
O usuário precisa dar consentimento sobre o uso de seus dados, inclusive cadastros feitos anteriormente à lei, este consentimento deve ser revalidado. Isso mostra a importância de existir a opção de marcar este consentimento na hora do cadastro online e offline.
A ferramenta do RD Station armazena os dados online e filtra os que deram consentimento ou não, deixando totalmente legal o seu uso, dentro dos limites da lei.
Existem também casos especiais, como de crianças até 12 anos, pois nestes casos os responsáveis pelo menor devem consentir o uso dos dados.
O Marketing Digital Médico envolve uma boa presença digital e o trabalho de um Marketing de Conteúdo assertivo, com estratégias de Inbound Marketing, utilizando serviços de Tráfego Pago, SEO, Site, Blog e Redes Sociais. Os principais canais de divulgação são o Google e o Instagram.
O profissional médico deve confiar sua estratégia de marketing a uma agência com credibilidade no mercado, que possua cases reais e conhecimento nos assuntos apresentados neste post.
Fazer a combinação tradicional de artes e posts não trazem resultados satisfatórios e o trabalho fica muito institucional. Você pode fazer isso, claro, se for esta a sua proposta e não o objetivo de melhorar a performance, ou seja, de aumentar a autoridade e demanda de pacientes em seu consultório ou clínica.
Danilo Araújo – (11) 96302-6123 (WhatsApp)
CEO PHD Virtual – Agência de Marketing Digital