Anunciar no Facebook e no Instagram é uma obrigação hoje para quase todas as áreas de negócios, pois além do alcance orgânico (gratuito) ter caído muito, o alcance e resultados vêm muito mais rápido e ainda é muito barato. Contudo, utilizar o Facebook Business é fundamental para que os patrocinados tenham resultados, pois sem os recursos do Gerenciador de Negócios (Business Manager ou BM) e Gerenciador de Anúncios do Facebook, o seu impulsionamento geralmente não traz retorno algum.
1. O Que é o Facebook Business?
2. Como Usar o Facebook Business?
2.1 Gerenciador de Negócios do Facebook – Business Manager
2.2 Criando Públicos Personalizados e Semelhantes no Facebook e Instagram
2.3 Criando Eventos do Facebook no Site ou Landing Page
4. Conclusão
O Facebook Business é uma plataforma do Facebook que gerencia tudo que você queira de recursos, configurações e permissões dos produtos Facebook e Instagram, além de algumas conexões externas, como algum site ou WhatsApp. É no Facebook Business que encontramos o Gerenciador de Negócios (Business Manager ou BM) e o Gerenciador de Anúncios do Facebook, importantíssimos para quem irá trabalhar Marketing Digital nesses canais.
Você deve acessar https://business.facebook.com e clicar no botão azul Criar Conta
Depois, faça login na sua conta do Facebook ou crie uma se você não a tiver. Preencha todos os campos e informações solicitadas, até você ter acesso à tela que mostra o Gerenciador de Negócios.
Já com o acesso ao Gerenciador de Negócios do Facebook, é hora de entender o que ele faz e os motivos pelos quais devemos usá-lo.
Dentro do Facebook Business, temos recursos como o Gerenciador de Anúncios do Facebook e outros Gerenciadores, que é com eles que conseguimos tirar o máximo proveito dos recursos da plataforma.
Um desses recursos é o de “Público“, em que podemos fazer a criação de públicos personalizados, como de Remarketing dos usuários que interagem no Instagram e Facebook, que acessaram o site e o outros vários outros tipos de públicos que dá para criar, ainda segmentando ainda mais por período (até 365 dias para engajamentos ou 180 dias para acessos ao site, por exemplo), tipo de conversão, etc.
Outro tipo de público diferenciado que dá para usar é o de público semelhante. Nele, conseguimos usar o recurso Lookalike e buscar pessoas no Facebook e Instagram parecidos com os que já temos em nossa base, como um Lookalike de engajamento no Facebook e Instagram, visitantes do site, compradores do site, etc. Sem dúvida, um ótimo tipo de público para testar em campanhas.
Outro recurso importante do Facebook Business é o Gerenciador de Eventos. É nele que criamos eventos de conversões dos Pixels instalados em Sites e Landing Pages, sabendo quando algum usuário efetuou alguma conversão no site, como uma compra, um cadastro, a depender do objetivo da campanha.
O Pixel do Facebook é um código gerado no Gerenciador de Eventos do Facebook Business, que ao ser inserido no código fonte do site ou landing page e configurado as suas conversões, começa a enviar informações desses eventos ao Facebook.
Isso é importante pois, além de medir melhor o resultados das campanhas, mostrando quantas compras foram feitas, por exemplo, o pixel vai ficando cada vez mais “inteligente” e aprendendo quem são os usuários que compram, se cadastram, acessam o site, etc.
Com o aumento dessa “inteligência”, o Facebook é capaz de entregar melhores resultados em campanhas com focos em Conversões (Compras, Cadastros, Etc), pois sabe que tipo de usuário que tende a executar a conversão desejada, baseado no padrão de usuários que já as realizaram.
Além disso, você pode criar conversões personalizadas, e aí o leque é muito grande, como por exemplo marcar quem acessou alguma URL (endereço) que contenha determinada palavra-chave, ou rolou mais de 50% da barra de rolagem em terminada página, etc.
Por fim, você consegue criar mais públicos personalizados, como o de Remarketing (os que acessaram o site, compraram, se cadastraram, etc), e mais públicos semelhantes, como o de Lookalike (usuários parecidos com os que acessaram o site, compraram, etc).
Após o site ou landing page estiver no ar, crie o pixel do Facebook e insira-o no código fonte. Mas não basta só fazer isso, é preciso que você configure os eventos do Pixel, mostrando ao Facebook qual botão é um Cadastro, qual é uma compra, qual é um contato, etc.
O pixel até tenta fazer isso por si só, já buscando e realizando os “eventos padrões”, mas só uma configuração personalizada feita por você mesmo, irá agilizar esse processo e torná-lo mais preciso, como mostrando ao Pixel qual botão você precisa monitorar, o que ele representa e, até mesmo, o seu valor, utilizando muito nas conversões de compras, para saber quanto financeiramente aquela campanha retornou em vendas.
O recurso para fazer essa configuração do pixel do Facebook é a Ferramenta de Configuração de Eventos.
Após abrir essa ferramenta, você irá configurar os eventos, bastando colocar a URL e abrir o site pelo botão da ferramenta. Ao acessar o site, você vai clicar para localizar os botões e irá configurar o que cada botão faz. No evento de compras, você pode também mostrar ao pixel o local do valor da compra, para que esse valor seja registrado.
O Facebook Business Manager (BM) é essencial para conseguir bons resultados nos Anúncios Patrocinados do Facebook e Instagram. Anúncios realizados apenas pelo botão “Impulsionar” ou “Turbinar” estão cada vez mais difíceis de obter-se resultados reais em vendas e engajamento pro objetivo que se deseja na maioria das vezes.
Os recursos de Ads Patrocinados estão cada vez mais com mais recursos e com uma IA (Inteligência Artificial) e Aprendizado de Máquina cada vez mais avançados, prontos para transformarem esses recursos em resultados, mas para isso é preciso que o usuário saiba utilizar esses poderosos recursos ao seu favor, seja aprendendo por si só ou terceirizando o serviço com um bom Gestor de Tráfego Pago, que domine as ferramentas e tenha cases de marketing digital reais de sucesso.
Fico por aqui e espero ter ajudado você a entender mais sobre o Facebook Business e o Gerenciador de Anúncios e Negócios. Confira também nosso artigo sobre Ads, anúncios patrocinados e tráfego pago no Facebook, Instagram e Google.
Danilo Araújo – (11) 96302-6123 (WhatsApp)
CEO PHD Virtual – Agência de Marketing Digital