O site estava todo feito em onepage, que é quando o site tem apenas uma única URL (endereço). A Home do site (página inicial) correspondia a todo o site da clínica, sem nenhum link interno.
A Clínica Tirol procurou nossa agência com um problema de tráfego orgânico no Google, sem aparecer nos resultados de buscas das principais palavras-chaves do seu segmento, tendo que gastar altos valores mensais com anúncios pagos para ter alguma relevância nas pesquisas.
Analisamos a situação e vimos que o cliente precisava de um escopo de SEO e mais outros detalhes que ajudassem a otimizar e metrificar melhor os resultados das campanhas.
Aumento de 700% no tráfego orgânico no Google do site da clínica.
Estratégia de marketing para clínica médica ajuda empresa a crescer novas vendas em 2000%
Economia de R$ 45.000 em contratações com jornadas integradas em vários canais e processos automatizados
Os principais serviços da clínica aparecem na primeira página do Google quando alguém que está na cidade e busca pelos exames que a clínica realiza.
Redução nos gastos de links patrocinados em 90%, gerando mais tráfego com menos custo.
Primeiro lugar nacional na busca pelo termo “tomografia de tórax” ou “tc de tórax”
Aumento em mais de 100% dos atendimentos particulares (aqueles que não usam plano de saúde e buscam na internet pelos exames e consultas).
1. O Problema
3. Principais Erros Encontrados
3.1 Site onepage
3.2 Site sem SSL
3.3 Site sem Blog e Atualizações
3.4 Google Meu Negócio
6. Quer ter os mesmos resultados?
A Clínica Tirol procurou nossa agência com um problema de tráfego orgânico no Google, sem aparecer nos resultados de buscas das principais palavras-chaves do seu segmento, tendo que gastar altos valores mensais com anúncios pagos para ter alguma relevância nas pesquisas.
Analisamos a situação e vimos que o cliente precisava de um escopo de SEO e mais outros detalhes que ajudassem a otimizar e metrificar melhor os resultados das campanhas.
SEO significa Search Engine Optimization, e nada mais é do que uma otimização do site para melhorar os resultados orgânicos nos mecanismos de buscas, que tem como o Google seu principal buscador, dominando mais de 90% das buscas mundiais.
Este serviço analisa e melhora vários critérios que o Google leva em consideração, desde os praticados internamente no site, chamado de SEO Onpage, bem como os trabalhados fora do site, chamado de SEO Offpage.
O site estava todo feito em onepage, que é quando o site tem apenas uma única URL (endereço). A Home do site (página inicial) correspondia a todo o site da clínica, sem nenhum link interno.
Apesar de ter um ponto de vista positivo, pelo fato que o usuário navega na Home e clica nos links que “rolam para baixo”, em uma única página e, do ponto de vista de navegabilidade, isso é até interessante, por outro lado isso é péssimo pro Google, pois uma mesma página não pode ter uma mesma hierarquia de conteúdo para todos os tópicos. Este tipo de página é mais para Landing Page e páginas de vendas, mas não para performar bem no Google Orgânico.
A primeira grande regra do SEO é que cada página deve ser única e entregar o melhor conteúdo possível, tendo a melhor otimização possível para indexação no tema proposto do resultado da busca.
O Googlebot (robô do Google) que navega a grande rede procurando conteúdos, analisando e indexando, leva vários pontos em consideração para pontuar uma página, ele analisa a hierarquia dos títulos, subtítulos, a originalidade do conteúdo, lê fotos e vídeos, links internos, externos e muitos outros fatores.
Assim, tratamos urgentemente de fatiar a página com vários links internos, separando os exames com páginas únicas para cada um e otimizando todas as páginas para que elas chegassem em uma perfeição em código e otimização para o Google.
O site estava sem SSL, que é um certificado de segurança de site seguro, que desde de 2019 o Google já penaliza páginas sem esse certificado, representado pelo cadeado ao lado da URL (endereço) da página no navegador.
Nossos PHDs correram e fizeram essa instalação, tornando o site seguro, com criptografia de ponta a ponta e assegurando mais pontos pro Google, retirando a penalização.
O site não possuía um blog e nunca era atualizado. Como o segmento do cliente é a área da saúde, várias dúvidas dos usuários sobre o segmento de clínica por imagem não eram respondidos, isso tornava a página desinteressante do ponto de vista de conteúdo, pois só tinha interesses comerciais e falar de si própria.
O Google é um negócio, uma empresa, e o negócio dela é fornecer respostas às buscas dos usuários, ela se torna uma ferramenta tão boa e utilizada por todo mundo pois ela consegue entregar a resposta da busca do usuário em milésimos de segundos e com conteúdo de qualidade.
E quem produz esse conteúdo “de graça” para ela? Os sites! Feitos por nós e pelos clientes. Sem eles, não existe Google! E qual a forma dela “pagar” por esse conteúdo entregue “de graça” para ela? Jogando a página nas primeiras posições do resultado de buscas, conectando clientes e empresas, gerando tráfego orgânico na rede de pesquisa (gratuito), que podem levar a negócios fechados, elevação de autoridade, etc.
Assim, nossos PHDs correram e convenceram o cliente a criar e atualizar um Blog dentro do site sempre que possível, com conteúdos estrategicamente planejados baseados em como os usuários buscam e sua relevância, com temas totalmente ligados aos serviços da clínica.
O cliente recebe um briefing com os assuntos e perguntas que devem ser respondidas, dando um norte do que e como deve ser criado o artigo. Após receber esse conteúdo escrito, com imagens e, em alguns casos, também com vídeos complementares, nossos PHDs inserem o conteúdo no blog fazendo a melhor otimização possível no artigo.
O pulo do gato nos artigos médicos, é que ele deve ser produzido pelo especialista, nesses caso, nossa agência teve que convencer que o cliente não poderia terceirizar esse serviço, mas sim os produzir e assinar, mostrando que são médicos com competência legal para falar sobre o assunto.
Isto se deve a uma atualização do algoritmo do Google chamado E-A-T (Expertise, Authoritativeness and Trust, expertise, autoridade e confiabilidade), que analisa se o autor do artigo é referência no segmento, principalmente em Sites do tipo Y-M-Y-L (Your Money Your Life, Seu Dinheiro, Sua Vida), em que temas sensíveis como Saúde, Finanças e da Área Jurídica sejam escritos por profissionais competentes da área, como no caso da clínica que precisa ser um médico com CRM.
Assim, como nossos PHDs estão sempre atualizados, trataram de encerrar o artigo com a assinatura do médico, o seu CRM, foto e currículo, aumentando mais ainda a autoridade do conteúdo virgem e original produzido, diga-se se passagem outro ponto importante, não copiar nada, salvo alguma citação mencionando a fonte verídica.
O Google Meu Negócio do cliente é um importante recurso e ele estava configurado totalmente errado. Nossos PHDs entraram em campo mais uma vez e fizeram sua otimização, com palavras-chaves corretas, inserindo os serviços e divulgando mais aos pacientes sobre as avaliações após o atendimento.
Com poucos meses de trabalho, conseguimos resultados impressionantes, resolvendo o problema do cliente:
Não basta apenas conseguir os resultados, mas sim os manter e crescer ainda mais. O monitoramento das posições é tão importante quanto conquistá-los, pois nossos PHDs possuem ferramentas pagas avançadas que diariamente mostram as oscilações nas buscas no site do cliente, tanto para perda quanto para ganhos de posições nas páginas.
A concorrência pelas primeiras posições está cada vez mais acirrada e ter uma agência especializada, atualizada e em constante vigilância nas posições é crucial para que o sucesso continue sendo alcançado.
Além disso, ficamos “em cima do cliente” cobrando novos conteúdos e enviando briefing para que haja um mínimo de constância, mesmo que um pouco espaçada, pois feito é melhor que perfeito e, mantendo uma constância com conteúdo original, de qualidade e bem otimizado, é muito importante para a manutenção das posições conquistadas.