Neste artigo vamos discutir o que é marketing de guerrilha e porque ele é tão diferente dos esforços tradicionais de marketing. Também vamos rever algumas estratégias para a criação deste tipo de marketing.
O que é Marketing de Guerrilha?
A concorrência comercial está no auge hoje em dia. As empresas querem que os consumidores gastem seu dinheiro em seus produtos, para que os consumidores recebam um monte de lixo eletrônico, e-mails de spam e chamadas telefônicas indesejadas.
Os consumidores estão tão acostumados a essas táticas tradicionais que as empresas às vezes têm que pensar em outras formas de chamar sua atenção. O marketing de guerrilha é o ato de executar uma atividade de marketing incomum ou inesperada em um lugar comum, cotidiano, a fim de gerar um burburinho por produtos ou serviços.
O principal objetivo do marketing de guerrilha é colocar o nome do seu negócio na frente do maior número de pessoas possível de uma forma inesperada. O marketing de guerrilha é normalmente uma forma de marketing de baixo ou nenhum custo que pode colher lucros substanciais se implementado corretamente. Resumidamente, fazer mais com menos.
Estratégias de Marketing de Guerrilha
O marketing de guerrilha não é uma forma de comunicação combativa. Afinal, isso seria altamente disruptivo, o que viola a metodologia de entrada. Na verdade, é uma forma muito pouco convencional de inbound marketing, na medida em que aumenta a consciência da marca entre grandes públicos, sem interrompê-los.
Por ser tão pouco convencional, porém, não é o conceito mais fácil de explicar. O marketing de guerrilha é muitas vezes melhor entendido quando é observado, então é assim que vamos abordar as suas melhores práticas e tomar as decisões aqui.
Como as estratégias de marketing de guerrilha são muito diferentes e geralmente mais imprevisíveis que as atividades de marketing tradicionais, elas podem ser mais memoráveis e podem produzir um impacto maior. Elementos-chave de campanhas de marketing de guerrilha bem-sucedidas incluem ser ousado, assertivo e arriscado.
Aqui estão sete estratégias para a criação de uma campanha de marketing de guerrilha de sucesso:
- Posicionar-se: Escolha um tema popular ou controverso da indústria, defina sua posição e torne-a conhecida. Esteja pronto para defender sua perspectiva e esteja pronto para receber pontos de vista opostos.
- Dê Produtos: Algumas empresas oferecem amostras grátis para a geração de negócios. Dê um passo à frente, oferecendo uma versão completa de um produto ou um serviço completo para se beneficiar das indicações. Para selecionar o destinatário deste prêmio, fazer um sorteio ou realizar um concurso.
- Seja Agressivo com o Follow-Up: Não se preocupe em irritar seus leads. Elaborar um plano de acompanhamento oportuno e seguir o plano.
- Honre os cupons do seu concorrente: Os varejistas usam essa técnica para agarrar clientes que normalmente fazem compras em outro lugar. Se você está disposto a correr o risco de perturbar seus concorrentes, você pode usar essa estratégia também.
- Use o dinheiro: Use dinheiro frio e duro para chamar a atenção das pessoas. Distribua cédulas, envie uma nota juntamente com dinheiro, ou envie notas de R$5 com a promessa de dar ao seu potencial cliente outros R$5 após uma consulta gratuita.
- Use tatuagens: Faça uma tatuagem ou pague a outra pessoa para fazer uma com o logotipo da sua empresa e depois exiba-a em um evento ou festa pública. O fator choque pode valer o esforço se você for bem-sucedido.
- Utilizar a Rede Social: Sites como Facebook, Instagram e YouTube são livres para participar e receber milhões de acessos todos os dias. Publique o perfil do seu negócio e qualquer ideia que lhe desperte a atenção. E não se esqueça de incluir um link para o site do seu negócio.
Conclusão
Começando a fazer um pouco mais de sentido?
Marketing de guerrilha é anunciar com uma certa agressividade. Campanhas de marketing de guerrilha bem-sucedidas geralmente chamam a atenção de milhares, às vezes milhões, através de estratégias ocultas antes de revelar seu verdadeiro propósito, requerendo criatividade extra.
Espero que você se inspire nessas estratégias, especialmente se estiver promovendo uma marca menor. Não tenha receio de terceirizar o conteúdo destas campanhas, por exemplo. Afinal, são as abordagens criativas ao seu trabalho que ajudam a manter o orçamento do marketing de guerrilha, de natureza inbound, amigável. Lembre-se: Pegue as pessoas onde elas estão e insira sua marca lá. Não as interrompa, mas convide-os a participar.
Espero que tenham gostado. Para mais detalhes, acesse nosso site parceiro: Guerrilha Marketing!
Danilo Araújo – (11) 96302-6123 (WhatsApp)
CEO PHD Virtual – Agência de Marketing Digital