1. Sites com Blog Têm Mais Acessos
2. Quero Ter um Blog, Mas Não Tenho Tempo
3. SEO para Blog – É Preciso Otimizar o Artigo para o Google
4. Resultados de Ter um Blog em Seu Site
5. 10 Motivos para Seu Site ter um Blog
Sites que possuem um blog com conteúdo original, espontâneo, rico, bem estruturado e atualizado com constância, possuem bem mais acessos e geram mais autoridade pra marca do que os que não os têm.
Além de ser uma das armas usadas no Inbound Marketing (Marketing de Atração), para gerar acessos à sua página, eles esclarecem aos usuários sobre temas que os clientes precisam conhecer antes de comprar seu produto ou serviço, caso ele seja uma venda complexa ou, ainda, aumentam a autoridade da sua marca com relação ao nicho que ele atua.
Se você, por exemplo, tem uma empresa que vende sapatos e acessórios para crianças, então você vai precisar criar conteúdos que os compradores (pais das crianças) possam consumir e se interessam. Ferramentas como a SEMRush fornecem os termos que eles estão pesquisando no Google (Keyword Magic Tool) para te dar noção do que tem busca e como essa busca é feita. Caso o termo “Como fazer meu filho estudar” tenha muitas buscas, isso sinaliza que é um bom tópico para você abordar no blog do seu site, tipo: “10 Dicas para Fazer Seu Filho Gostar de Estudar”.
Isso irá gerar um relacionamento com seu cliente e futuro cliente fora do ambiente comercial, além de ativar vários gatilhos mentais, como sentimento de dívida pela ajuda gratuita e autoridade no nicho infantil, pois você não apenas é uma empresa que se importa em vender, mas em ajudar os pais em temas relacionados aos seus filhos, que por tê-los, eles compram em sua loja (possuem filhos e precisam vesti-los).
Sabemos que tempo custa dinheiro e muitas vezes você tem muitas ideias, quer fazer, mas não consegue priorizar isso, apesar da máxima do marketing de conteúdo que prega “Passe 80% do tempo produzindo conteúdo e 20% do tempo vendendo, e não ao contrário“. Nossa sugestão para os clientes nesses casos é terceirizar a produção com uma agência de criação de conteúdo, como a Redaweb, pois com planos básicos de 5 artigos de 500 palavras cada um por mês, você já consegue sair da inércia. O valor é muito barato, chegando na faixa de 0,15 centavos por palavra e que te irá render muitos acessos, vendas e uma nova forma de se relacionar com o cliente.
Contudo, temas sensíveis como Saúde, Finanças e do meio Jurídico, devem ser produzidos pelos especialistas qualificados, pois com a grande atualização do Algoritmo do Google, denominado E-A-T (Expertise, Authoritativeness and Trust, ou seja, Expertise, Autoridade e Confiança), ele passou a checar quem de fato está escrevendo, para que artigos sem estarem assinados por alguém habilitado para tratar aqueles assunto, leve o usuário ao erro em temas que podem fazer a diferença na vida de alguém. O Google chamou isso de YMYL (Your Money Your Life).
Além disso, é muito difícil um redator terceirizado escrever um artigo sobre um tema de saúde que requer muita atualização e conhecimento. Veja um exemplo do nosso cliente Oftalmologista em Natal RN, o Dr Pedro Paulo Cabral, escrevendo por conta própria artigos como de Miopia e Catarata. Outro cliente nosso, a Clínica Tirol, com artigo sobre Tomografia de Tórax.
É diferente de temas mais gerais, como moda, marketing, turismo, etc. Nesse casos, redatores com experiência na área, uma boa pesquisa e briefing com o cliente, podem fazer artigos sensacionais e, após a revisão pelo cliente, a sua publicação.
Outra atualização do Algoritmo do Google recente, foi atualização de de posts antigos, exigindo não só constância de novos posts, mas também a reciclagem de postagens antigas que, com o tempo, precisam ser atualizadas pois todos os dias surge algo novo sobre tudo que é tema.
Não basta apenas produzir o artigo, por você ou pela agência, mas tem que publicar em seu site e fazer um SEO (Otimização para o Google) no post. Temos um artigo em nosso blog sobre técnicas de SEO básicas que devem ser implementadas para uma melhor indexação no Google, além de melhorar a experiência do usuário. Um erro comum são os clientes produzindo conteúdo e postando no facebook e instagram o artigo na íntegra. Não faça isso! As redes sociais são canais para você postar parte do artigo e levar os mais interessados para acessar seu site para ler o artigo completo, ou postar vídeos com conteúdos curtos de 1 a 5 minutos. Seu artigo original escrito precisa estar na íntegra no seu site, gerando acessos e indexação no Google.
Abaixo listamos apenas alguns resultados de nossos clientes que conseguiram aumentos significativos em acessos e vendas através do nosso serviço de Planejamento e Criação de Conteúdo para Blog, bem como execução de um SEO nos seus sites, com blogs e divulgação dos conteúdos, como por anúncios patrocinados, e-mail marketing e acessos orgânicos ocasionados pela estratégia.
Caso queira aprofundar bem mais sobre o assunto de blog em seu site, indico esse artigo por que devo criar um blog?
Por hoje é isto e espero que tenham gostado dessas dicas dos motivos pelos quais seu site tem que ter um blog.
Danilo Araújo – (11) 96302-6123 (WhatsApp)
CEO PHD Virtual – Agência de Marketing Digital