O Instashop revolucionou o modo de como vender e colocar preço no Instagram, trazendo muito mais praticidade ao usuário ao ver um produto no feed ou stories e querer saber o preço ou comprar. Todos sabemos que a dificuldade de trabalhar links no Instagram dificulta o trabalho na venda online de produtos, mas nesse artigo iremos orientar como trabalhar esse poderoso recurso.
O Instashop é um recurso do Instagram para ajudar a vender e colocar preço em produtos na plataforma. Ele faz o link entre alguma loja virtual e a postagem, a fim de mostrar ao usuário o preço do produto e já linkar para ver mais informações e comprar online. Foi lançado no Brasil em 2018 e hoje é uma das principais armas para ajudar nas vendas pelo Instagram.
Ao olhar um Feed, por exemplo, se for uma foto, o usuário vê um ícone de sacolinha na miniatura, indicado que aquele post está utilizando o Instashop e a foto está linkada ao produto online. Se for um vídeo, a sacolinha não aparece, mas ao entrar no post, é possível ver a marcação na tela, do mesmo modo quando marcam pessoas e existe o símbolo da marcação. Basta o usuário clicar para saber mais. Veja o exemplo abaixo de um cliente nosso:
O ramo de restaurantes que trabalha com Delivery é excelente utilizar esse recurso, pois com boas fotos e vídeos, abrindo o apetite do usuário ao ver, já facilita a visualização do nome do prato, preço, além de colocar na ponta do dedo o pedido para ser feito online, retirando qualquer barreira que o cérebro imponha ao consumo quanto a isso.
Alguns clientes têm vergonha de ir perguntar quanto custa e não comprar (o neuromarketing explica isso). Além disso, fica elegante mostrar o preço dessa forma, sem ser apelativo.
Vejamos algumas imagens de como é simples pro usuário ver o produto, gostar, se informar e comprar online, sem sair do Instagram.
Nesse mês (Maio de 2020), o Instagram disponibilizou um botão “Pedir Refeição” para que perfis que estão no Rappi ou Uber Eats, linkem seus perfis à sua loja dentro das plataformas parceiras.
Por fim, também é possível marcar produtos nos Stories, resolvendo o problema dos perfis que não possuem 10k seguidores para utilizar o recurso “arrasta para cima”. O procedimento é o mesmo, só que na hora de postar você aperta na corrente que tem no topo da tela e escolhe a opção “Produtos”, bastando escolher o produto da sua loja pela busca que aparece.
Ter sob o mesmo administrador no Facebook: A Página, o Catálogo, o Gerenciador de Negócios e o Perfil do Instagram, pois precisa integrar tudo;
Ser aprovado na análise pela equipe do Facebook.
Após você fizer isso acima, vá no botão “Configurações” no seu perfil, localizado Menu “Sanduíche” na sua Bio (Perfil), depois escolha a opção “Empresa” e em seguida escolha “Cadastrar-se para compras”.
Um dos segmentos que mais usam o instagram para vender é o de roupas. Nossa agência está com vários clientes do ramo e alguns detalhes são primordiais para aumentar as vendas:
Marque os produtos pelo InstaShop (mais de um) com as roupas sendo usadas por modelos, tipo marcar a camisa ou blusa, calça, sapato e acessórios, quanto mais itens marcar que você venda, melhor. Assim, o cliente pode ver como se fosse em uma vitrine de shopping.
Faça vídeos rápidos no Stories com modelos mostrando o look em um espelho e explicando cada peça, tipo esse abaixo de uma cliente nossa:
Um detalhe importante, é colocar algo escrito no vídeo do stories, algo chamativo e resumido do que você fala no vídeo, tipo: “Calça confortável e em promoção”; “Blusa que veste bem em qualquer ocasião”; Maioria dos usuários não podem ouvir o áudio na hora e acaba vendo o vídeo no mudo e lendo a principal mensagem do vídeo;
Faça campanhas de anúncios pagos online (Ads) de Remarketing. Uma estratégia que funciona muito (já testamos e funciona para quase todos os clientes de roupas, mas teste também) é mandar um cupom para clientes (alguns) que acessaram o site nos últimos 90 dias e não compraram ainda.
Filtre bem que tipo de cliente você quer mandar esse cupom, pois tem que ir para clientes que podem comprar sem cupom algum dia. Ele vai converter pela oportunidade, que deve ser boa e com pouco tempo, ligando o gatilho mental da escassez, do tipo “Só hoje: 40% OFF para você, baixe o cupom agora”.
Não dê o código do cupom de cara, obrigue-o a fazer um cadastro rápido de Nome, Telefone e E-mail para receber o cupom automaticamente por e-mail. Assim, você usa a campanha para dois objetivos: Gerar leads qualificados que podem comprar depois e alguns ainda irão converter.
Agora, vamos listar algumas dicas importantes para você utilizar nas suas postagens do Instagram para ajudar nas suas vendas online, valendo para roupas e a maioria dos outros ramos.
Sempre marque pelo InstaShop os produtos que você posta e estão em sua loja virtual (Ecommerce). Se você não tem loja online e vende produtos e trabalha instagram, faça urgente;
Não poste apenas o produto “nú e crú”, mas inove mostrando como usá-lo, limpá-lo e outras dicas importantes;
Fotos dos produtos em ambientes ou pessoas, por mais que o produto seja apenas uma parte do todo, dão mais engajamento, interesse e noção de realidade pro usuário. Ele deve visualizar como o produto vai aparecer em alguém ou em algum lugar. Para alimentação, sempre boas fotos de qualidade e vídeos que façam os usuários ficarem com água na boca. Enfim, menos enfeite, menos photoshop e mais realidade;
Poste Stories de Manhã, de Tarde e à Noite. Apresente o produto com vídeos e escreva algo no post para o usuário saber do que se trata. Mais de 80% dos usuários não podem ouvir no momento que estão vendo vídeos e stories;
Não esconda preço. Se o produto tem uma faixa de preço ou “a partir de”, deixe o usuário saber. Tem perfil que passa o dia recebendo directs e comentários “quanto?”, perdendo tempo respondendo isso, apesar de gerar um engajamento forçado, prefira os naturais, como enquetes, perguntas e respostas e lives. Muitos usuários que podem comprar têm vergonha de perguntar o preço e outros que não podem comprar perguntam só por curiosidade. Resumo: Você perde vendas em querer “esconder” preço.
Utilize a chamada “Link na Bio (Perfil)” quando o objetivo for direcionar o usuário para algum local, pois você aumenta as visitas ao seu perfil, além de facilitar que o usuário acesse o link. Quando trabalhar mais de 1 (um) link ao mesmo tempo (maioria das vezes), utilize o linktree, pois por lá você cadastra vários links e mantém apenas o seu link do Linktree no perfil, como para chamadas ao WhatsApp via link, baixar cupom de desconto, site, blog, etc.
Controle quantas chamadas ao WhatsApp você está tendo via Instagram, criando um link encurtado no Bitly, pois em seu painel você saberá quantas pessoas clicaram para chamar no WhatsApp pelo seu perfil. Isso também serve para algumas campanhas isoladas, criando um link para cada campanha para saber os resultados das chamadas pelo WhatsApp naquele canal. Temos um artigo bacana em nosso blog sobre cuidados com atendimento pelo WhatsApp, confira também.
Por hoje é isto e espero que tenham gostado dessas dicas de Instashop e como vender e colocar preço no instagram. Não deixe de ver outros artigos sobre Instagram em nosso blog, como aumentar o alcance no instagram e nosso E-book do Instagram.
Danilo Araujo Xavier - 40 Anos - Brasil; Formado em Administração de Empresas (UFRN) e especialista em Marketing Digital com certificação internacional; Desde 1997 ajuda empresas e pessoas a terem mais presença digital; Sócio da PHD Virtual - Marketing Digital desde 2005; Consultor de Marketing Digital; Autor de artigos e vídeos sobre Marketing Digital nas redes sociais e em seu blog phdvirtual.com.br/blog; Já participou da criação e performance de mais de 2.000 sites e projetos online, tendo vasta experiência em SEO, tráfego pago (Google Ads, Face e Insta Ads), Inbound Marketing, Automação em RD Station e Zenvia (WhatsApp API Oficial via Marketing Conversacional e Inteligência Artificial - IA).
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