Aumento de 424,74% em vendas
ROI 6.972%
Aumento de 100% da base de Leads
Aumento de 19,14% de acessos do Google Orgânico em Apenas 3 meses
No dia 28/02/2020, assinamos um contrato de Assessoria de Marketing Digital com esse cliente para melhorar a performance do seu E-Commerce. Nos 15 primeiros dias de Março, fizemos um Setup básico, com a instalação da ferramenta RD Station Pro, planejamento de conteúdo e configurações no Gerenciador de Anúncios do Facebook / Instagram do cliente.
Lançamos a primeira campanha patrocinada exatamente no começo de todo esse caos que ainda estamos vivendo (Pandemia da COVID19) e tinha tudo para dar tudo errado. Só que não! Conseguimos incríveis aumentos de vendas, chegando a +424,74% em relação ao mesmo período anterior. Vamos debater um pouco do cenário desse cliente antes da assessoria e o que foi feito para aumentar as vendas, mesmo com o cenário totalmente contra.
1. Alguns Erros Desse E-Commerce
2. Como foi feito para mudar esse cenário e aumentar as vendas?
2.1 Criando públicos para Ads Patrocinados
3. Quer ter os mesmos Resultados? Faça sua cotação abaixo
3.1 Geração de Leads Qualificados
3.2 Gerindo Leads e Fluxos de Automação
3.3 Planejamento, Criação de Conteúdo e E-mail Marketing
3.4 SEO e Crescimento de Tráfego Orgânico no Google
5. Metrificação, Segmentação, Automação, Conteúdo e Tráfego Pago
Primeiramente, vamos listar alguns erros desse cliente antes de nossa Assessoria.
Iniciamos um trabalho criando públicos personalizados e semelhantes no gerenciador de anúncios do facebook / instagram para trabalhar melhor os Ads. De forma organizada, já conseguíamos nos comunicar na hora que queríamos com as pessoas que acessaram o site tanto há 7 dias, como há 365 dias, por exemplo.
A forma de comunicar-se com esses diferentes públicos é diferente, pois a copy e oferta para quem acessou o site há 7 dias é diferente de um cliente que acessou 365 dias atrás. Para ter uma ideia, criamos cerca de 40 públicos diferentes para fazermos uns testes.
Alguns públicos básicos que criamos praticamente em todos os clientes para usar quando necessário:
Com isso, criamos anúncios inteligentes para vários tipos de clientes e potenciais clientes: Àqueles que compraram há pouco tempo, outros que não compram há bastante tempo, outros que não conhecem a marca, mas tem potencial de se tornarem clientes, etc.
Não bastava focar apenas na venda, mas sim gerar leads qualificados para que possam iniciar uma jornada de compra. Anúncios apenas de venda de produto, já passam despercebidos pelo cérebro humano, pois somos bombardeados por anúncios o tempo inteiro, tanto no mundo OFF, quanto no mundo ON (veja esse artigo sobre diferenças entre Marketing Tradicional e Marketing Digital).
Então, começamos a fazer iscas digitais de várias formas, como conteúdo rico para o cliente baixar um E-Book (Livro Digital) relacionado com moda e que tem buscas no Google (fizemos antes um estudo de palavras-chaves) para gerar leads e nos relacionar com o que chamamos de Público Frio, que é aquele que não te conhece e não está pronto para comprar, mas um dia ele pode ficar.
Para outros tipos de públicos, que já conhecem a marca e fazia tempo que não comprava, a abordagem já era diferente, a marca já tinha liberdade de enviar um cupom de desconto, válido apenas para o dia, pois assim ligava o gatilho mental da escassez.
Um detalhe sobre esse cupom é que ele não é dado de bandeja, tipo: Use o cupom DESCONTO20 no site e tenha 20% de desconto no seu checkout, isso é um erro básico de várias campanhas de E-Commerces.
Era anunciado o desconto no anúncio e o usuário era levado para uma Landing Page de alta conversão, e lá ele tinha que preencher Nome, Telefone, E-mail e Cidade. Só assim ele receberá o cupom por e-mail.
Esse detalhe é importante, pois sabemos exatamente quem são os Leads mais engajados, aqueles que trocam o desconto pelos dados e serão monitorados pelo RD Station Pro de tudo que fizerem no site. Assim, sabemos quem baixou o cupom, quem acessou o site depois, quais produtos viram, se abandonaram o carrinho e se compraram.
Nesse sentido, mais do que DOBRAMOS a base de Leads desse cliente em apenas de 2 meses, totalizando mais de 1.400 leads na base, conquistando novos clientes e reativando vendas em clientes antigos que estavam adormecidos.
Baseado nesse comportamento do usuário, fluxos de automação já estavam prontos para entrarem em ação e tomava o rumo que o comportamento do Lead mostrava à ferramenta. Isso fez com que clientes esquecidos, voltassem a comprar com a marca, além de aumentar bastante as conversões, pois estávamos enviando a mensagem e oferta certa para as pessoas certas e na hora certa.
Caso o cliente não comprasse de jeito nenhum, mesmo depois das automações entrarem em campo, era enviado uma pesquisa para o cliente sobre as objeções de compra e, automaticamente após suas respostas, dependendo do que foi a objeção, uma última oferta ainda era apresentada ao lead e muitas vezes ainda salvava a venda.
Em outros tipos de respostas, a diretoria ficava sabendo de algum problema que desconhecia que dificultava a venda, como parcelar mais vezes sem juros ou fornecer frete grátis em determinadas compras. Isso ajudou a otimizar ofertas e aumentar mais ainda as vendas nas campanhas seguintes. Entender as perdas de vendas é tão importante quanto entender estratégias de vendas que funcionam.
Foi realizado um estudo de temas relevantes que a Persona da loja gostaria de consumir e foram criados e-books e artigos de blog sobre esses temas. Esses materiais serviam tanto para gerar leads qualificados, que iniciavam um relacionamento com a marca e jornada de compra, quanto para serem enviados para a própria base de clientes via E-mail marketing, como uma forma de relacionar-se melhor com os clientes de outras formas e não somente na hora de vender.
Isso tanto melhorava esse relacionamento com a base, como ainda gerava vendas em clientes novos e outros adormecidos, como nesse exemplo abaixo, em que um cliente que não comprava da marca há mais de 3 anos recebeu um e-mail marketing sobre um artigo de blog e, 44 minutos depois, efetuou uma compra de quase R$ 900 reais na loja virtual.
Esses conteúdos escritos não somente melhoraram esses relacionamentos e captações de leads, como também trouxeram mais tráfego orgânico para o site através da busca pelo Google, pois conteúdos que abordam temas muito buscados e bem elaborados, com um SEO bem feito, a indexação e um bom rankeamento do Google começam a fluir, gerando mais visitas, mais leads e mais vendas, a custo zero de tráfego.
Se pudéssemos resumir em poucas palavras o que fizemos para aumentar em 424,74% as vendas desse E-Commerce em plena Pandemia da COVID19, estaríamos falando desses termos:
Espero que tenham gostado do case, que utilizou como base o Inbound Marketing (Marketing de Atração), envolvendo estratégias de marketing digital avançadas, através de Marketing Conteúdo, SEO, Tráfego Pago, Jornada de Compra, E-mail Marketing, Gestão de Leads e Automação.
Danilo Araújo – (11) 96302-6123 (WhatsApp)
CEO PHD Virtual – Agência de Marketing Digital