O Marketing de Conteúdo não é algo novo, ele existe no mundo da comunicação há muitos anos, pois não é de hoje que existem sites com tutoriais e dicas sobre determinado assunto para gerar tráfego e reconhecimento.
Contudo, essa estratégia de marketing tem evoluído e crescido em campanhas de várias empresas e de todos os tamanhos com o crescimento de campanhas digitais e maior exigência do consumidor, e hoje é, sem dúvidas, a melhor forma de ganhar mercado e conquistas clientes.
1. O Que É Marketing de Conteúdo?
2. Diferença Entre Criar Conteúdo e Marketing de Conteúdo
2.1 Exemplos de Marketing de Conteúdo
3. Como Fazer Marketing de Conteúdo?
3.1 Lives no Instagram – Como Fazer e Baixar?
3.2 Como Escolher Assuntos para Criar Conteúdos?
Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing em que a conquista de clientes é feita por disponibilização gratuita de conteúdo rico para que os usuários as consumam, eduquem-se com ela e estejam prontos para comprar o produto ou o serviço que a empresa trabalha.
Essa estratégia ganha destaque pelo fato que a atração do cliente é menos invasiva do que batidos comerciais, panfletos e anúncios apelativos em que a marca apenas fala de si, sem tocar na dor do cliente e sem o educar sobre as razões pelas quais o que ela vende é necessário o cliente comprar.
Além disso, quando a marca ensina algo à sua audiência, ela além de resolver uma dor do prospect (possível futuro cliente), gera um sentimento de dívida (por causa da informação rica disponibilizada gratuitamente) com a empresa e ainda passa a tê-la como referência no seu segmento. Sem falar que, a imensa maioria dos clientes, encontram-se no que chamamos de Topo de Funil (Tofu) e não estão prontos para comprar, pois nem sequer sabem direito que aquele produto ou serviço existe, ou os motivos pelos quais eles precisam comprá-los. Não deixe de conferir nosso artigo que fizemos sobre funil de marketing e processo de decisão de compra do cliente.
O aprendizado e descoberta é feito por si só, a empresa hora alguma pede nada ao prospect e ele decide por ele mesmo que precisa daquilo que a empresa venda e já decide quase por completo em comprar só consumindo o conteúdo por ela disponibilizado, restando pro time de vendas tirar as poucas dúvidas que restaram, pois a maioria já foi sanada no próprio conteúdo disponibilizado.
Esse conteúdo pode ser um E-book, artigos de blog, podcast, vídeos, lives nas redes sociais, dentre outros.
Um detalhe muito importante é diferenciar alguém que está criando conteúdo daquele que está fazendo marketing de conteúdo, pois são coisas distintas e muitas vezes a empresa ou pessoa, por falta de uma assessoria e conhecimento, acaba pecando e errando na estratégia.
Uma coisa é criar conteúdo, pois tudo que você posta na internet é um conteúdo, como uma foto, um vídeo, etc. Existem conteúdos que você adiciona algum valor para alguém, como ensinar a fazer algo, dicas mais profundas sobre algum assunto, etc. E existem conteúdos mais vazios, mas que geram audiência, como uma mulher bonita que posta uma boa foto de biquíni e ganha milhares de likes e seguidores nas redes sociais.
Já outra, é fazer marketing de conteúdo, pois esta é diferente daquela, além de criar conteúdo, cria um relacionamento e lista de contatos com sua audiência, para que exista uma nutrição desses leads gerados e uma jornada de compra planejada de acordo com o estágio do funil que aquele lead está.
Temos como exemplos de marketing de conteúdo ações que trocam o cadastro do usuário pelo conteúdo, como por exemplo um E-Book gratuito, que para o usuário baixar precisar fornecer ao menos o Nome, Telefone e E-mail. Outro exemplo, é uma agência de marketing digital fazer uma análise gratuita do site e posicionamento digital do cliente, indicando que pontos ele pode melhorar e os motivos pelos quais ele deve fazer aquilo.
Essas ações sempre têm que ser capturando os dados do lead, para facilitar a nutrição do lead após esse cadastro, pois nem sempre o lead está pronto para te comprar, mas se você não mantiver uma conversa com ele futura, com mais conteúdos que o interesse, essa conversão futura fica muito difícil, pois o lead vai te esquecer e você perde a oportunidade de se tornar uma referência para ele.
Então, o erro da maioria que decide por produzir conteúdo como estratégia de marketing é esse, possuir milhares de seguidores e não tem o contato deles nem sabem em que estágio de compra do funil de marketing o prospect está. Apenas empurram conteúdo atrás de conteúdo nas redes sociais, não possuem um site, não são localizados no google e apenas produzem conteúdo em troca de likes, alguns directs e alguns até conseguem vender, pois disponibilizam seu contato em seus perfis, porém não estão explorando de fato o marketing de conteúdo e perde vendas todos os dias por não possuir um processo comercial organizado.
A melhor maneira de trabalhar marketing de conteúdo é através de um planejamento de Inbound Marketing, conjunto estratégias de marketing mais completa do digital atualmente, envolvendo não somente o marketing de conteúdo acima explicado, mas sim todo um contexto de um ecossistema de marketing de atração, como SEO, Tráfego Pago (Ads), Remarketing, Landing Page, Automação, E-mail Marketing e Redes Sociais.
A atração do usuário tem pelo pilar o seu conteúdo, é através dele que a empresa vai passar confiança ao lead que tem potencial e know-how para atendê-la. Esse conteúdo pode ser de vários tipos, como já falamos anteriormente, como artigos de blog com SEO, que irão impulsionar seu site nas buscas orgânicas (gratuitas) do Google; E-Books, que através de uma divulgação nas redes sociais, site e anúncios online irão atrair usuários para baixar e deixar seus contatos, para que a partir daí a empresa comece uma sequência de comunicações com ele com mais conteúdos e, dependendo do engajamento do lead nas comunicações (se ele acessa o site e qual parte dele, pede orçamento, etc) a empresa consegue visualizar em que estágio do funil de marketing ele está e direcionar conteúdos adequados para educá-lo.
Assim, o Inbound Marketing trabalha para que mais leads consigam chegar ao fundo de funil e estejam prontos para comprar seu produto ou serviço. O assunto é muito denso para tratarmos nesse post, em breve faremos um só falando de estratégias de Inbound, mas o marketing de conteúdo trabalhado nesse contexto é, sem dúvidas, a melhor forma de executá-lo.
Uma excelente forma de trabalhar Marketing de Conteúdo é através de Lives no Instagram. Contudo, não basta apenas fazer a live e pronto. Depois da live, você pode baixá-la e disponibilizá-la para quem não teve tempo de vê-la.
Primeiro, você anuncia a Live para seus seguidores organicamente e faz um anúncio de remarketing para os seus seguidores mais engajados (àqueles que visitam seu perfil, curtem suas publicações, mandam directs, salvam posts, etc). O ideal é disponibilizar um link para a pessoa ser lembrada da live por e-mail, através do uso de uma landing page de alta conversão, local onde os usuários deixarão seus dados, ao menos nome, telefone e e-mail. E você deixa pré-configurado um e-mail para essas pessoas que se cadastraram receberem o aviso quando faltar 1 hora para a Live. Essa lista que você está fazendo, servirá para avisar os usuários de outras lives também. Essas lives também podem ser feitas via youtube, mas vamos focar na do Instagram nesse post.
Durante a live, interaja com os participantes, abra espaço para dúvidas em algum momento e tente sempre ter uma comunicação aberta com eles. Depois de compartilhar muito conteúdo bacana, se despede e fala que vai disponibilizar a live depois para quem não pôde assistir completamente e que podem enviar para amigos que possam ter interesse no conteúdo dela.
Utilize uma extensão do Navegador Google Chrome chamada de IG Stories para baixar sua live do instagram. Para baixar a live em um celular com Android, utilize o aplicativo In Grabber.
Nesse link, tem um tutorial de como fazer esse procedimento de baixar live do Instagram no PC ou Celular.
Após baixar sua live, suba no YouTube e coloque como “Não listado”, pois assim só terá acesso ao conteúdo quem tiver o link, que você vai disponibilizar para quem se cadastrar em sua Landing Page. Faça uma postagem para quem perdeu a live consiga baixá-la por um período de tempo determinado, para ligar o senso de urgência, patrocine o post utilizando um filtro de remarketing com seus seguidores mais engajados. Agora, é só esperar os leads cairem e eles consumirem seu conteúdo e entrarem na jornada de compra e prosseguir na nutrição desses leads.
Você deve focar em criar conteúdos das dores e dúvidas dos seus clientes. Pare de falar do seu negócio e fale de assuntos que interessam aos seus clientes. Falar do seu negócio é tentar convencer os clientes os motivos pelos quais você é bom, como “nossa estrutura”, “nossa equipe treinada”, “ingredientes selecionados”, “maior empresa do ramo”, etc. Ok, esses conteúdos podem ser postados em alguns momentos, mas o foco mesmo é criar conteúdos que seu cliente tenha interesse em consumir.
Você descobre isso começando a listar quais as dúvidas frequentes dos seus clientes. O que eles perguntam mais? Liste as dúvidas e crie conteúdos sobre cada dúvida frequente. Outra forma é você documentar o que você faz no dia a dia do seu negócio, pois se você começar a tentar escolher o que falar, pode se perder. Veja nosso exemplo, tratamos de assuntos que nossos clientes perguntam antes de nos contratar e também nosso trabalho diário, como por exemplo como fazermos anúncios pagos online, criamos conteúdo em nosso blog, fazemos SEO para os clientes, etc.
Já para saber se um assunto tem audiência ou não, basta fazer buscas por termos pesquisados no google e as médias mensais, utilizando a ferramenta Keyword Magic Tool da SEMrush. Pelo número de buscas e termos, você já sabe quais tópicos não podem faltar no seu conteúdo. Além disso, gosto também de ver a forma como alguns clientes pesquisam pelo serviço no Google Ads, pois temos acessos aos termos que eles usam para pesquisar toda vez que nosso anúncio aparece ou é clicado, isso também nos dá um direcionamento de tópicos que temos que trabalhar, pois as dúvidas de uns, muitas vezes são as de outros.
Bem, essas são algumas dicas sobre Marketing de Conteúdo e os motivos pelos quais essa estratégia é a moeda do século XXI, distanciando-se dos anúncios pesados e batidos que a maioria dos negócios adotam e que surtem cada vez menos efeitos.
Por hoje é isto e espero ter ajudado.
Danilo Araújo – 84 99985-4224 (WhatsApp)
CEO PHD Virtual – Marketing Digital