Remarketing é uma estratégia de anúncios (ads) que visa um reforço ou lembrete no usuário que já teve contato com a sua marca, seja através de uma visita ao seu site ou interação com um anúncio ou postagem nas suas redes sociais.
Esse tipo de ads é, de forma geral, muito eficaz e traz muitos bons resultados, pois é muito mais fácil converter um lead ou uma venda com alguém que já conhece sua marca, do que um novo usuário que nunca ouviu falar de você.
Muitas vezes o usuário consumiu seu conteúdo e se interessou, mas deixou para resolver depois o que faria e simplesmente esqueceu de voltar lá e converter, comprar ou, ainda, precisa daquela forcinha para finalizar, tipo um cupom de desconto, quebrando assim a última barreira da conversão ou da compra.
Remarketing no Facebook Ads
Após você ter uma boa interação com seu público no seu site, facebook e no instagram, com anúncios e postagens e acessos orgânicos, é hora de fortalecer sua marca com quem realmente tem mais chances de comprar de você, direcionando seus Ads do facebook e instagram para quem já acessou seu site ou teve interação com sua página do facebook e perfil comercial do instagram.
Para isso, antes, você precisa criar públicos personalizados no gerenciador de anúncios do facebook, acessando pelo computador o facebook.com, fazendo login, clicando na setinha no canto superior direito da tela e escolhendo a opção “Gerenciador anúncios“. Depois, você irá no menu do lado esquerdo e vai escolher “Todas as ferramentas“, opção Públicos, na aba Ativos.
Pronto, agora basta criar um público personalizado, indo na opção Criar público e escolhendo a opção Público personalizado. Irá aparecer as opções de públicos que já acessaram seu site (necessita ter um pixel de remarketing do facebook instalado no seu site), página do facebook, perfil comercial do instagram e outras opções. Basta escolher o público que queira criar, seguir os passos e opções, que esse público estará disponível no seu gerenciador de anúncios do facebook quando você for criar um novo anúncio.
Lembrando que tem que ser pelo computador a criação do novo anúncio e você vai escolher esse público criado na opção Públicos Personalizados, conforme imagem abaixo.
Com o público criado e selecionado na criação do seu anúncio, agora é hora de formar a estratégia de abordagem daquele usuário para a campanha de remarketing. Quanto mais específico e segmentado você for, melhor.
Por exemplo, se criamos um público personalizado das pessoas que acessaram o site na página de um produto ou categoria X, iremos fazer um anúncio apenas dessa categoria ou produto, pois além do usuário já ter tido contato com a marca, nós sabemos exatamente o que ele tava olhando no site, pois com o pixel do facebook instalado no site, conseguimos monitorar todo o seu comportamento.
Assim, criamos um público, conforme os passos anteriores, e o salvamos como Remarketing – Produto X. O anúncio tem que ser desse produto e com uma abordagem diferente do que já foi tentado no site, não basta apenas enviar aquele produto no anúncio, é preciso algo mais, seja um cupom de desconto, seja alguma informação que o faça ver que precisa urgentemente daquele produto, ligar um senso de urgência informando que o estoque está acabando ou outras estratégias que o ajudem a decidir por comprar logo.
Nesse exemplo em específico, lembrar de na criação do público, excluir aqueles que já converteram, evitando que envie um cupom de desconto para quem já comprou o produto, seria muito chato pro usuário, receber uma oferta de um produto mais barato do que já comprou, ou um alerta que o estoque está acabando de algo que ele já comprou, não faz sentido e é dinheiro jogado fora. Logo, atenção nesse tipo de estratégia para alcançar as pessoas certas, que nesse caso são as que não compraram o produto.
Quanto Custa uma Campanha de Remarketing
Geralmente, o custo x benefício de uma campanha de remarketing é bem melhor do que uma campanha convencional, pois o público que vai receber os ads são mais engajados e conhecem a marca. Contudo, isso sempre precisa ser testado, pois isso não é uma regra, apesar de ser um pouco lógico.
Abaixo segue um comparativo de uma campanha de remarketing de um cliente nosso, veja que o custo por clique no anúncio foi bem menor, mas o que realmente importa são as conversões em vendas, sejam presencialmente ou online. Se a campanha de remarketing não está convertendo em venda final, tem algo errado, seja com o anúncio, com a oferta ou o produto. Logo, a análise parte do desempenho do anúncio e termina com a venda final, salvo se a campanha é de branding, com o objetivo de fortalecimento de marca e ganho de autoridade.
Acima temos um comparativo interessante. Veja que a de cima (campanha de remarketing) tivemos um custo por clique quase 50% mais barato do que o debaixo (campanha normal). Nesse caso, a campanha de remarketing teve um custo muito mais barato do que a convencional, pois com R$ 101,18 foram possíveis 305 cliques, enquanto que a outra foram necessários R$ 206,04 para alcançar 350 cliques. Só que, de nada adianta se os 305 cliques não virem leads e, principalmente, vendas.
Assim, nossa análise foi além do que esses cliques, como o destino era uma landing page, tivemos acesso a quantidade de leads e vendas da campanha, concluindo que a campanha de remarketing gerou 34% a mais de leads e 28% a mais em vendas, isso utilizando praticamente METADE do orçamento da campanha original.
Uma gestão de ads deve ser eficiente, eficaz e efetiva, com medição de resultados e testes, aplicando o que funciona mais para determinado cliente, conseguindo fazer MAIS com MENOS. Se você tem dúvidas sobre os ads e quanto custa anunciar no facebook, instagram e google, confere nosso artigo sobre isso.
Por hoje é isto e espero ter ajudado.
Danilo Araújo – 84 99985-4224 (WhatsApp)
CEO PHD Virtual – Marketing Digital