Nesse artigo vamos tratar de técnicas de SEO para melhorar seus resultados nas buscas orgânicas (gratuitas) do Google.
Você sabia que 90% do tráfego das mais de 100 BILHÕES de buscas por mês do Google, geram cliques em resultados orgânicos (não pagos)? E que apenas 17% do tráfego chegam na segunda página?
Pois é! E aí? Você quer realmente ficar de fora desses resultados? Quantas vezes você utiliza a busca do Google por dia?
Realmente ainda é a ferramenta mais poderosa do mundo digital para ter resultados, sem dúvida nenhuma.
Pessoal, o post de hoje é um pouco mais extenso, mas vale a pena ler tudo e por em prática. Funciona mesmo e dá resultado!
1. O que é SEO e como ele funciona?
2. O que é o Googlebot e como ele funciona?
3. Como melhorar o posicionamento do meu site nos resultados orgânicos do Google?
3.1 Utilize títulos das páginas com as palavras-chaves corretas e únicas para cada página.
3.3 Coloque um vídeo sobre assunto dentro do seu artigo
3.4 Não esqueça de escrever as metatags no seu código
3.5 Tenha um Google Meu Negócio bem configurado
3.6 Tenha um site Mobile, com certificado digital de segurança SSL e com carregamento rápido.
3.7 Tenha links de sites relevantes sobre o assunto apontando para seu site
SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization, traduzindo temos: Otimização aos motores de busca. Assim, nada mais é do que a adoção de boas práticas no código do site e no seu conteúdo, para que o Googlebot encontre sua página, o indexe nos resultados do Google e determine, baseado na sua relevância, a sua posição no ranking de resultados.
O Googlebot é um robô do Google que percorre toda a rede mundial de computadores procurando por conteúdo relevante, interpretando do que se trata esse conteúdo, fazendo assim a sua indexação e sua classificação nos resultados da busca.
Desta forma, ele possui um algoritmo muito poderoso e criterioso, levando em consideração mais de 200 pontos sobre uma página, com pesos variáveis entre eles, para chegar a uma classificação mais próxima da ideal para o usuário.
É por isso que conseguimos encontrar na primeira página ou, no máximo na segunda, praticamente tudo que estamos buscando (se existir ou ter sido utilizado os termos corretos na busca).
São mais de 200 critérios que o Googlebot leva em consideração. Contudo, vamos separar alguns considerados os mais importantes e que você não pode deixar de fazer:
Digamos que você esteja descrevendo um serviço que você presta chamado Assessoria Financeira e seu foco são clientes locais. Nesse caso, o título da sua página deve ser algo mais próximo de Assessoria Financeira em Nome da sua Cidade, pois é normalmente como os serviços são buscados em uma localidade. Contudo, isso não é uma regra! Você pode consultar as palavras-chaves ideais para o assunto pela ferramenta Keyword Magic Tool da SEMrush.
O Google prioriza CONTEÚDO em suas indexações e rankeamento, por isso o trabalho de Inbound Marketing (Marketing de Atração), utilizando muito Marketing de Conteúdo, são importantes para trabalhar SEO. Contudo, ele não consegue entender se uma página tem um melhor conteúdo do que outra. É possível que sua página fique atrás de outra com conteúdo inferior, mas que foi trabalhada um SEO nela que o Googlebot conseguiu entender mais e que ela era mais consistente naquele assunto.
Assim, é preciso que você escreva o conteúdo da página citando as palavras-chaves em até 1% das palavras, com links internos dentro da própria página e às vezes links externos que expliquem algo, como vamos fazer agora abaixo:
O algoritmo do googlebot vem evoluindo cada vez mais, considerando a semântica da página, tudo isso para tentar driblar páginas que usam muito a técnica de SEO e menos conteúdo que ajude o usuário. Portanto, escreva seu texto sem ficar tão bitolado em ser o SEO perfeito. Utilize as boas práticas e flua seu texto naturalmente.
Para assuntos que envolvam Saúde, Direito e Finanças, o Google é bem mais criterioso. Em 2019, foi divulgado que o E-A-T (Expertise, Authoritativeness and Trust, ou seja, Expertise, Autoridade e Confiança) é um grande peso no rankeamento dos sites que tratam desses assuntos, pois o Google leva em conta a sigla YMYL (Your Money Your Life, ou seja, Seu Dinheiro Sua Vida), fazendo com o que o algoritmo investigue quem está escrevendo e se tem competência para falar sobre esses assuntos. Assinar o artigo e ter referências internas e externas de sua biografia ficou muito importante para evitar que as páginas que tratam desses assuntos não despenquem nas buscas.
Após finalizar seu artigo, leia-o e revise o português, além de ver se você não esqueceu de algo. Sempre que você tenha conhecimento de algo novo que pode ser acrescido ao artigo, não deixe de fazê-lo, pois além de constância na produção de novos conteúdos, o algoritmo do Google foi atualizado em 2020 e também fornece um peso considerável para conteúdos que são atualizados, pois não é interessante para o usuário ter as primeiras posições artigos ultrapassados.
Não estamos dizendo que a data da publicação inicial do artigo seja fator determinante, mas sim se ele está atualizado. Logo, além de ter constância nas postagens, atualize sempre que possível conteúdos antigos.
Após arrebentar com os textos e otimizações SEO, grave um vídeo falando sobre o assunto abordado no artigo, pode até ser um conteúdo semelhante ou complementando o artigo, mas adicionar um vídeo dentro do seu artigo vai lhe render pontos valiosos para o Google. No vídeo, fale com linguagem clara e objetiva, sem muitos termos técnicos, assim como você trabalhou no blog. Não se esqueça de colocar legendas também. Temos um artigo em nosso Blog sobre como gravar vídeos para seu marketing (vídeomarketing).
Fora uma página com bom conteúdo e bem escrito, utilizando as melhores práticas de SEO, é preciso fazer um trabalho de código fonte, trabalhando as chamadas metatags, que funcionam como um índice do que aquela página vai falar e o Googlebot faz a ligação entre elas, o título e o conteúdo. Para saber mais sobre metatags, leia esse artigo.
Você não pode ficar de jeito nenhum de fora do Google Meu Negócio. Ele aparece nas buscas também, mostrando nas primeiras posições os lugares mais bem avaliados, configurados e próximos de onde o usuário está buscando. Vejam abaixo a diferença de mudança na configuração de um Google Meu Negócio que fizemos em um cliente nosso, a drástica mudança de desempenho em apenas poucos dias.
Assim, muita atenção nesse cadastro, com o segmento correto, dados de contato, palavras-chaves, posts atualizados, endereço correto (revise também o Google Maps).
Veja também nosso artigo sobre Como Melhorar o Google Meu Negócio.
O Google prioriza sites com versão mobile, pois já são os dispositivos que mais são utilizados nas navegações, adotando o chamado Mobile First. Outrossim, também se faz necessário ter um certificado digital de segurança SSL em seu site (site seguro, cadeado no endereço e iniciando com https). Já tratamos desse assunto em outro post. Você pode saber mais sobre certificado de segurança SSL de site seguro nesse artigo.
Além disso, o carregamento rápido do seu site é levado em consideração, pois sites pesados ou com servidores lentos, são prejudiciais ao usuário e o Google entende tudo isso.
Por fim, um dos maiores pesos são os links de sites externos, que tenham uma boa reputação no Google (PageRank) e que tratam sobre seu segmento ou assunto, linkando para o seu site. É como o blog do chef mais conhecido do Brasil linkar para outro blog de outro chef para indicar sobre algum assunto.
É claro que isso não depende muito de nós, mas se o conteúdo for bom e rico, com o tempo e boa divulgação, ele será encontrado e reconhecido. Uma boa assessoria de imprensa também ajuda, pois você irá conseguir bons artigos falando de você e linkando para o seu site.
Pessoal, esse tema é bem amplo e complexo, não é à toa que as agências de marketing digital prestam esses serviços, mas com essas informações desse post, quem as praticarem irão sair na frente de 99% dos sites que não fazem nada ou não fazem todas essas simples ações.
Um tempo atrás, um simples título escrito corretamente garantia as primeiras posições em segmentos bem conhecidos. Com o avanço da educação digital, fica cada vez mais difícil a concorrência pelas primeiras posições, mas quem adotar as principais boas práticas e ter um bom conteúdo, sempre vai sair na frente.
Por fim, deixo este CASE DE SEO de nossa agência, em que aumentamos o tráfego orgânico (gratuito) pelo Google de um cliente nosso em mais de 700% em apenas 4 meses de serviço.
Fico por aqui e espero ter ajudado com esse artigo de técnicas de SEO. Indico também a leitura de outro artigo em nosso, falando sobre os motivos pelos quais o seu site tem que ter um blog.
Artigo escrito em Julho de 2019 e atualizado em Fevereiro de 2021.
Danilo Araujo – 11 96302-6123 (WhatsApp)
CEO PHD Virtual – Agência de Marketing Digital