Aí você se pergunta: então o marketing tradicional (offline) morreu? A resposta é um sonoro NÃO, ele não morreu! Para alguns segmentos e nichos de mercado, ele continua sim, muito importante, que se bem trabalhado e aliado ao digital, possui um potencial gigantesco. Já existem várias campanhas OFF que são integradas às campanhas ON, virando um verdadeiro míssil perseguidor no potencial cliente.
A principal diferença do Marketing Digital (ON) e o Marketing Tradicional (OFF) é que no Digital as campanhas são trabalhadas em ambiente online, utilizando ferramentas como sites, redes sociais, buscadores, Ads Patrocinados, e-mail marketing, dentre outras estratégias e ferramentas.
Esse tipo de marketing permite uma alta segmentação no público que será alcançado, bem como estatísticas bem precisas do alcance, conversões em leads e vendas, além de ter um custo de investimento (tanto em anúncios pagos como os materiais e ferramentas necessários para a execução) bem menor em relação ao marketing tradicional.
Outro ponto positivo é que pode-se testar a estratégia rapidamente e com pouco dinheiro e ver o que funciona e o que não funciona, podendo mudar de uma para outra rapidamente e sem um custo alto para isso.
Já o Marketing Tradicional, é voltado para mídias do tipo OFF, como televisão, rádio, outdoor, busdoor, jornais, panfletos, revistas, etc. Nesse tipo de marketing, a depender do canal de comunicação, o alcance é algo bastante alto.
Contudo, a segmentação fica a desejar, pois por mais que existam perfis de consumidores que assistem ou consomem determinado canal de comunicação, ele não corresponde com a persona em sua totalidade, ou seja, o público que de fato vai ter comprar, mas sim com um público na questão de idade, renda, sexo, algo muito generalizado para campanhas de marketing que precisam converter em vendas.
Por outro lado, é um excelente marketing para fortalecimento de marca e pulverização da campanha, podendo atingir de milhares a milhões de pessoas ao mesmo tempo. O ponto negativo é que o custo é muito alto, tanto do anúncio em si, como para produzir o material, além de ser difícil testar e medir o ROI (Retorno sobre o investimento).
Nos últimos anos, o Marketing Digital tem crescido muito perante o Marketing Tradicional, pois enquanto o Digital, no Brasil, cresce 12% ao ano (até 2021), o tradicional tem crescimentos cada vez menores, não chegando a 4%.
O marketing digital, mesmo que trabalhado isoladamente, destaca-se perante o marketing tradicional, pois ele continua o único que é possível uma mensuração em tempo real dos seus resultados e, caso não esteja funcionando, pode ser facilmente abortado e a estratégia pode ser adaptada.
Além disso, é possível segmentar muito o público-alvo, chegando a um perfil de clientes que chamamos de PERSONA (crie a sua), que baseado em várias características pessoais, como renda, hábitos, objetivos, necessidades, dores, dentre outros, é possível enviar uma comunicação que será muito bem recepcionada, interpretada e pode acionar gatilhos mentais que levem o cliente a se tocar que ele precisa de você, fornecedor de produtos e serviços que suprem necessidades que às vezes o cliente nem sabe que existem. Nossa, que viagem!!! Que nada, isso é ciência.
Assim, o marketing digital ganha cada vez mais e mais espaço, pois possui um excelente custo-benefício, com leads (contatos gerados por potenciais clientes que você fisgou com alguma isca digital) que chegam a custar alguns centavos ou sem custo algum, quando feito através de busca orgânica (sem ser anúncio pago) pelas redes sociais ou pelo Google, camaradinha este para lá de especial em nossas vidas, que usamos várias vezes ao dia e aposentou os dicionários e enciclopédias tradicionais.
O bacana do marketing moderno é convencer o consumidor a te escolher por ele mesmo e não com anúncios já batidos, falando “me contrata, pois eu sou bom e barato”. O consumidor hoje é muito bem informado e para convencê-lo a te comprar está cada vez mais difícil.
A venda por impulso, apesar de ainda existir, é bem mais rara do que em tempos atrás. Afinal, com um simples “Google” ele já estuda os prós e contras daquela compra, reflete sobre a real necessidade daquilo e, mesmo se decidir comprar, um leque enorme de opções de fornecedores aparece na palma da sua mão. Ele compara a sua credibilidade e seu nível de conhecimento na rede, bem como suas avaliações, e isso só é possível com uma boa presença digital que você tenha. É aí que entra o Marketing Digital, com estratégias inteligentes de atrair, converter, relacionar, vender e manter esse consumidor consciente. Nesse artigo, tratamos mais detalhadamente do Processo de Decisão de Compra do Consumidor e o Marketing Digital.
Assim, é preciso criar uma relação com teu potencial e atual cliente, trabalhando o queridinho, eficaz, eficiente e efetivo marketing de conteúdo, tema que iremos abordar em outro post. Mas, no mínimo, cuida bem da sua base atual, utilize ferramentas de CRM e mantenha sempre um ótimo atendimento, pois tudo hoje faz diferença na escolha do consumidor consciente. Saiba mais sobre esse consumidor consciente através do mestre Fred Alecrim, referência nacional em varejo, comportamento e relacionamento com o cliente.
Fico por aqui e espero ter ajudado.
Danilo Araújo
CEO PHD Virtual – Marketing Digital