A FindMe já pode ser considerada uma das poucas startups potiguar que de fato decolaram.
Localizada hoje em uma aceleradora na Avenida Paulista, no epicentro da rua mais importante do ramo dos negócios da América Latina, a FindMe hoje já atua em quase todo território nacional e com um pezinho no Paraguai.
Eu conheci Diogo em 2009 na Praia da Pipa, através de um amigo em comum. Geralmente, conversávamos sobre nossos negócios, eu na área digital e ele na área jurídica, pois ele era advogado.
Em 2013, Diogo começou a interessar-se pela área digital, com ideias de aplicativos e cheguei a cotar um orçamento para ele.
Contudo, ele conheceu seus sócios atuais e desenvolveram por conta própria a FindMe, empresa que nasceu em 2014, do segmento de localização digital.
A ideia inicial era localizar e controlar tudo que desse, desde objetos pessoais até pessoas e animais. Eles venceram um edital do SEBRAE e ganharam um capital inicial para tocar a projeto, além de uma viagem para conhecer o vale do silício.
Em 2016, um grande avanço! A empresa venceu um edital da aceleradora Aceleratech (ACE) e mudou-se para São Paulo, colocando o pé na Avenida Paulista. Lá, as novas ideias fluíram, o networking melhorou e o rumo foi traçado. Era preciso FOCAR em um nicho e diferenciar-se. Foi aí que a empresa decidiu investir tudo no ramo de segurança, monitorando os funcionários das empresas desse setor, fiscalizando suas rotas e automatizando o processo de monitoramento das rondas.
Com isso, houve a solução de uma das maiores dores das empresas de segurança, que é de ter um controle efetivo, com baixa probabilidade de se conseguir burlar o processo, com baixo custo, aumentando assim a eficiência da empresa tomadora do serviço. Assim, ficam essas 2 lições básicas do empreendedorismo da FindMe: Foco em um nicho de mercado e em solução de dores dos clientes. A FindMe finalmente achou o seu oceano azul no mercado.
A empresa conseguiu um crescimento exponencial após esses ajustes e, de 2018 a 2019, já cresceu mais de 200% o seu faturamento. Hoje, ela já monitora mais de 3.500 funcionários em mais de 90 empresas de segurança pelo Brasil e, recentemente, colocou o pezinho no Paraguai, iniciando sua primeira operação internacional.
A FindMe conseguiu isso inovando e com muito trabalho, além de organização no seu marketing e vendas, com uso de ferramentas de CRM, Marketing Digital e conseguindo a atenção dos investidores, capturando recursos para investimentos em P&D, melhorando o seu software e se destacando no seu setor.
Por fim, o livro da cabeceira do CEO Diogo chama-se “Spin Selling”, construindo relacionamentos de alto valor para seus clientes, de Neil Rackham. Vale a pena a leitura, pois ensina valiosas técnicas comerciais.
E nós ficamos por aqui, desejando muito sucesso à FindMe, com muito pé no chão, determinação e inovação. Conheça mais sobre a empresa através do seu Instagram.com/diogofindme e site www.findme.id.
Vamos seguir nos espelhando nessas decisões de sucesso dessa Startup genuinamente potiguar e vamos em frente.
Danilo Araújo
CEO PHD Virtual – Marketing Digital