1. O que é Google Meu Negócio?
2. Google Meu Negócio Funciona?
5. Como Alterar Endereço no Google Meu Negócio?
6. Como Excluir Fotos do Google Meu Negócio?
7. Exclusão de Comentários (Avaliações) do Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio foi lançado em junho de 2014 e é uma espécie de ficha virtual de negócios locais no Google. Ela aparece nas buscas da rede de pesquisa e do Google Maps pelos nomes das empresas e pelas suas categorias, levando em consideração a localização do usuário.
Nele, é possível cadastrar nome do seu negócio, endereço, categoria, horário de funcionamento, telefone, site, e-mail, ter avaliações de clientes, fotos, estatísticas de visualizações, pesquisas e atividades, dentre outros recursos.
Uma ferramenta GRATUITA e que rende bons resultados, se bem configurada, é o Google Meu Negócio. Contudo, poucas pessoas sabem disso e simplesmente negligenciam essa poderosa e gratuita ferramenta de geração de leads para o seu Marketing Digital. Veja abaixo a diferença de um Google Meu Negócio bem ou mal configurado:
Veja acima o potencial do Google Meu Negócio quando bem configurado. Reparamos um aumento significativo nos resultados e números atrativos, principalmente para uma ferramenta sem custo. Vamos ver abaixo 8 dicas de como melhorar o seu Google Meu Negócio, através de uma técnica chamada de SEO (Search Engine Optimization).
1 – Localize seu cadastro no Google Meu Negócio. Acesse Google.com e efetue uma busca pelo nome da sua empresa, ela deve aparecer no canto direito da busca. Caso não apareça ou seu negócio seja novo mesmo no pedaço, já faça o cadastro em https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/ e aguarde a carta de verificação chegar no seu endereço. Baixe o App Google Meu Negócio, faça login e gerencie sua conta por ele, é super fácil e bacana.
2 – Além de colocar o nome da sua empresa, complemente com seus principais serviços e palavras-chaves, pois assim você será encontrado não somente quando pesquisarem por seu nome, mas também quando alguém estiver procurando sobre seus serviços. Mantenha suas informações sempre atualizadas e no local correto do mapa.
3 – Verifique se sua empresa está duplicada no Google Meu Negócio, às vezes houve um cadastro por outra pessoa e está lá largado e desatualizado. Caso isso ocorra, solicite sugestão do google para remover a página e use somente a oficial que você monitora. Caso a única que exista não esteja sob seu controle, peça ao google esse acesso e siga os procedimentos para ter o seu controle.
4 – Preencha a sua categoria certa e veja o que seus concorrentes colocaram. Busque por subcategorias que seu negócio também abrange.
5 – Sempre que possível, faça Posts nas postagens e nas fotos, linkando para o seu site quando for conteúdo, como se fosse um instagram a parte. Facilite a vida do usuário para ter acesso aos seus conteúdos. Acredite, dá muita visualização.
6 – Depois de prestar um serviço de qualidade, peça para seus clientes te avaliarem de forma sincera e de preferência escrevendo algo sobre a experiência que ela teve. Crie um link personalizado pelo App do Google Meu Negócio que leve direto à avaliação. Isso ajuda muito a passar credibilidade sobre seus serviços.
7 – Você pode usar um atendimento online pela ferramenta, basta ativar pelo App do Google Meu Negócio, sendo mais um canal de comunicação.
8 – Cadastre produtos e serviços (se for tabelado coloque preços).
Confira também nosso artigo sobre Técnicas de SEO – Como Melhorar seu Posicionamento na Busca do Google Orgânico e/ou veja este nosso Case de SEO.
Veja abaixo algumas perguntas e dúvidas frequentes sobre Google Meu Negócio.
Para alterar o endereço do seu Google Meu Negócio você vai precisar fazer login no My Business com o e-mail que administra a ficha e fazer os passos a seguir:
Quando a foto foi postada pela empresa, é super simples, basta acessar pelo aplicativo, clicar em Perfil, depois em fotos, localizar a foto, clicar nos 3 pontinhos e depois em excluir foto.
Contudo, quando a foto foi postada por um cliente ou usuário, é preciso denunciar a foto (sinalizar foto) para que o Google analise a questão, pois uma das premissas do Google Meu Negócio é a transparência. Assim, se a foto foi leviana ou abusa do recurso indevidamente, o Google pode aceitar a exclusão.
Da mesma forma das fotos postadas pelos clientes e usuários, a exclusão de comentários (avaliações) do Google Meu Negócio precisa ser denunciada para análise do Google. Avaliações negativas sinceras sobre uma experiência do usuário e sem excessos ou má fé, provavelmente não serão excluídas.
A empresa que também por má fé tentar cadastrar diversas avaliações positivas fakes, também verá o desaparecimento delas, pois o algoritmo consegue entender quando existe manipulação de avaliações ou estão sendo feitas pela mesma pessoa, por mais que com e-mails diferentes. Logo, o recurso de avaliações deve ser o mais real e transparente possível.
É isso pessoal, espero ter ajudado e qualquer dúvida podem entrar em contato que iremos saná-las, seja pelos comentários ou pelo WhatsApp e E-mail.
Post originalmente publicado em Julho de 2019 e atualizado em fevereiro de 2021.
Danilo Araujo – 11 96302-6123 (WhatsApp)
CEO PHD Virtual – Marketing Digital